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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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Os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde

Quais os benefícios do sono para o dia a dia

Descubra os benefícios do sono e como ele pode aumentar sua saúde física e mental

É um consenso conhecido o fato de que uma boa noite de sono ajuda em muitos aspectos da nossa saúde física, mental e emocional. Contudo, os benefícios do sono vão muito além do que imaginamos. O tempo e o jeito que dormimos influencia diretamente em todo o dia seguinte, desde como estará o nosso humor até a produtividade no trabalho.

O recomendável é que o sono dure ao menos 6 horas ininterruptas todas as noites, podendo variar até 8 horas por dia, dependendo de cada pessoa. O sono possui algumas fases e processos a serem cumpridos, necessitando dessas horas contínuas para completar todas as suas funções no organismo. Mas você sabe quais são as principais melhorias que uma noite de sono pode proporcionar à sua saúde?

Descubra os 5 benefícios do sono

Melhora no humor

A melhora no humor está entre os principais benefícios do sono. Uma boa noite de sono poderá te proporcionar maior disposição, felicidade e energia no dia seguinte. Isso se dá porque é durante o sono que os níveis dos hormônios relacionados ao estresse são controlados pelo organismo, evitando sua alta no dia seguinte.

Controle do apetite diário

Outro hormônio que é controlado por uma noite de sono é o do apetite (leptina). Dormir de 6 a 8 horas contínuas à noite, fará com que os níveis de leptina aumentem no dia seguinte, diminuindo a sensação de fome e, consequentemente, a ingestão de calorias.

Rejuvenescimento da pele

Uma noite bem dormida rejuvenesce a pele, diminui as rugas e as linhas de expressão e acontece a renovação celular. É durante o sono que o organismo regula a produção de melatonina, hormônio antioxidante que combate o envelhecimento precoce.

Estímulo cerebral

O sono ativa a memória, estimula o raciocínio, melhora a cognição, atenção e as tomadas de decisão. Dormir mal ou por poucas horas contínuas faz com que as pessoas passem o dia seguinte desatentas e com dificuldade de resolver problemas, por exemplo.

Aumento do desempenho físico

O sono de qualidade e sem interrupções faz com que o organismo consiga sintetizar o hormônio chamado GH, responsável pelo crescimento, tônus muscular e desempenho físico. O corpo produz o hormônio GH depois dos primeiros 30 minutos em que estamos dormindo e pode ser considerado um dos benefícios do sono mais fáceis de serem alcançados.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).