Óculos de sol: o hit da estação

Sem sombra de dúvidas, o verão é um período de inovação. Homens e mulheres querem se reinventar nesse período e buscam novos cortes de cabelo, novas roupas e novos acessórios para arrasar onde quer que passem. Os óculos de sol são um exemplo de itens obrigatórios que nunca saem do gosto popular, por sempre apresentarem formatos e cores inusitados, respeitando as tendências da moda e, claro, expondo a personalidade da pessoa que os usa.  Seja na cidade ou no litoral, ele combina com qualquer estação.

Mas, antes de escolher aquele que tem a armação que está no auge da moda, deve-se levar em conta o formato do rosto. Por mais que pareça desimportante, a princípio, o nariz é um ponto que deve ser levado em conta no momento de escolher os óculos de sol ideais. Tudo isso por causa da ponte, a curva que dá apoio ao acessório. Se você tem o nariz largo, a ponte deve ser alta e estreita. No caso do nariz avantajado, ela deve ser baixa a linha superior da armação e, o nariz pequeno, pede a ponte alta e arredondada para “aumentar” a região.

Depois da ponte, vem o formato. As pessoas de rosto oval são consideradas as grandes sortudas da vez, pois podem explorar diferentes tipos de armação, especialmente as de formato redondo e ovalado. O rosto redondo pede o acessório com hastes grossas, de preferência em tons claros, e o triangular armações estreitas, com hastes largas ou que tenham o tamanho próximo do maxilar. Para quem tem o rosto quadrado, o ideal são os de armação com lentes retas na parte inferior, meio ovaladas, para suavizar o contorno facial.

Formato decidido, agora só falta o modelo, certo? A temporada primavera-verão pede óculos de sol que remetem às décadas de 50, 60 e 70. Aposte no modelo retrô e nos pequenos com lentes redondas clássicas de John Lennon e Janis Joplin, sem medo de ser feliz. Os óculos-gatinho, badalados na década de 50 por causa das suas laterais pontiagudas, ainda serão o coringa da estação. Se você gosta de chamar atenção, invista nos maxi-óculos, com as lentes grandes e armações grossas, seja nos tons escuros ou coloridos.

Na hora de comprar o acessório, não se esqueça de verificar se as lentes possuem proteção contra os raios ultravioletas, UVA e UVB para aproveitar o verão com segurança.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).