11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O que é o Sculptra e a quem se destina?

Saiba o que é Sculptra

Saiba o que é Sculptra e também quais são as indicações desse novo tratamento recomendado para o rejuvenescimento facial.

Atualmente existem diversos novos tratamentos estéticos resultantes de pesquisas científicas, garantindo resultados mais satisfatórios e eficazes. Essa variedade gera interesse e curiosidade como, por exemplo, sobre o que é Sculptra.

O tratamento de Sculptra é um dos que mais tem chamado à atenção das pacientes interessadas em rejuvenescimento facial. A seguir, conheça mais sobre ele, quais são as indicações e como é realizado.

O que é Sculptra?

O Sculptra é um tratamento registrado pela marca mundialmente conhecida Galderma. Trata-se de um procedimento estético injetável que utiliza uma substância de origem não animal composta de ácido poli-L-láctico.

O tratamento estimula a presença dos fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno. De fato, após a aplicação do Sculptra pode ser observado um aumento de até 400% na produção dessa substância fundamental à elasticidade e firmeza da pele.

O ácido poli-L-láctico não causa efeitos colaterais no organismo e é absorvido ao longo do tempo, de forma que, como outros tratamentos estéticos, precisa ser reaplicado periodicamente.

Quando o tratamento é indicado? 

Além de saber o que é Sculptra é preciso conhecer as indicações da técnica para resultados mais satisfatórios. Entre as recomendações incluem-se:

  • amenização e prevenção da flacidez;
  • melhora do contorno facial;
  • suavização de sulcos, rugas e marcas de expressão;
  • rejuvenescimento facial.

Destaca-se que apenas um especialista poderá avaliar se a paciente é apta à realização do tratamento, pois além de entender o que é Sculptra é preciso ponderar as particularidades do caso.

Por exemplo, existem contra indicações incluindo pessoas com doenças do colágeno, com inflamações ativas na pele, como acnes, durante a gravidez ou lactação ou que tenham preenchedores definitivos.

Como é feito o tratamento com o Sculptra?

Caso o cirurgião plástico avalie positivamente a realização do tratamento, a aplicação do Sculptra pode ser feita em consultórios ou clínicas com uso de anestésico tópico para redução do desconforto.

No tratamento, o profissional precisa fazer a diluição do ácido polilático e aplicação subcutânea utilizando finas cânulas. 

Por tais razões é fundamental que o especialista seja qualificado para manuseio e aplicação do Sculptra, pois o preparo inadequado ou aplicação em uma camada mais superficial da derme podem resultar em nódulos e desníveis.

Durante a sessão, o especialista pode aplicar a substância em diferentes pontos da face de acordo com seu estudo prévio para entender as expectativas da paciente e as necessidades do caso.

Quais os resultados com o Sculptra?

Os resultados com o Sculptra podem ser observados após algumas sessões, pois é preciso dar tempo para que o organismo efetivamente aumente a produção de colágeno, o que não é imediato.

Além disso, os resultados com o Sculptra vão depender do local de aplicação, pois apesar de os tratamentos faciais serem os mais comuns, não são os únicos. O procedimento pode ser realizado em diferentes áreas, como:

  • facial: promove o aumento da espessura dérmica, ameniza linhas de expressão e marcas e rejuvenesce a face;
  • braços: diminui o enrugamento e a flacidez da pele na região;
  • abdômen: ameniza a flacidez da região abdominal;
  • coxas: reduz a flacidez na parte interna das coxas;
  • glúteos: ameniza a  flacidez, aumenta o volume e corrigindo desníveis.

Portanto, existem diferentes benefícios de recorrer ao Sculptra, principalmente se a flacidez na face ou em outras regiões do corpo é incômoda.

Apesar dessas indicações, apenas um cirurgião plástico poderá avaliar se o tratamento é o mais adequado ao caso. Agora que você já sabe o que é Sculptra agende sua consulta aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).