11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Ninfoplastia: conheça mais sobre esta cirurgia íntima

Ninfoplastia: conheça mais sobre esta cirurgia íntima

Se você conhece o universo das cirurgias plásticas, deve não só conhecer as mais comuns, como a mamoplastia e a abdominoplastia, mas também aquelas de que quase ninguém fala. É o caso da ninfoplastia, um procedimento do qual as pacientes têm vergonha de falar. Porém, é um procedimento estético que pode melhorar a qualidade de vida.

Ninfoplastia é uma cirurgia para diminuir os pequenos lábios – estruturas que têm a função de proteger a entrada do canal vaginal. Ter os pequenos lábios grandes não só incomoda esteticamente, mas também pode causa dor durante a relação sexual. Dependendo da indicação médica, o tamanho e formato dos grandes lábios também mudam na cirurgia.

Como muitas pessoas têm vergonha de falar sobre esse assunto, hoje vamos responder algumas das dúvidas mais comuns relacionadas ao procedimento.

 

Quais as principais causas da hipertrofia dos pequenos lábios?

Muitas causas podem levar ao aumento dos pequenos lábios. As mais comuns são o fator genético e o avanço da idade. Como o organismo perde colágeno, a firmeza e elasticidade da pele se perdem também.

Mulheres que passaram por muitos partos vaginais também podem ter esse problema, assim como as que sofreram traumas por manipulação excessiva da área. O uso de hormônios masculinos para ganho de massa muscular também influencia.

 

Quando é indicada a ninfoplastia?

O procedimento pode ser realizado, a princípio, em qualquer mulher que esteja desconfortável com a hipertrofia de seus pequenos lábios. Em geral, as pacientes sentem vergonha do formato quando estão diante dos parceiros sexuais. Algumas também se queixam de dor durante o ato sexual, ou quando estão usando roupas justas. Pode haver até mesmo dificuldade de higienizar a região.

 

Como é o pré-operatório?

Como qualquer outra cirurgia, a ninfoplastia exige que a paciente esteja bem de saúde. O médico solicitará exames pré-operatórios para analisar os riscos e dará orientações do que a paciente pode fazer para melhorar antes da cirurgia.

 

Como é feito o procedimento?

A anestesia mais utilizada é local, com sedação. Como é uma cirurgia considerada simples, a ninfoplastia dura entre 40 minutos e 1 hora e meia. O cirurgião retira o excesso de tecido, o que costuma ser apenas a parte projetada para fora.

Retirar mais do que o necessário pode causar problemas para a paciente, porque os pequenos lábios têm funções importantes, como proteger e evitar infecções e ajudar na lubrificação. Procurar um profissional experiente e especializado é essencial.

 

Quais são os cuidados no pós-operatório?

A paciente é liberada no mesmo dia, depois do término da sedação. Cada organismo reage de um jeito ao procedimento. Geralmente não há dor, mas pode haver inchação e rouxidão. Isso não quer dizer que há alguma coisa errada. Mas qualquer que seja a reação do seu corpo nesse período, é muito importante seguir as orientações médicas. Dentre elas:

  • Lavar o local operado com água morna e sabão neutro;
  • Evitar atividades físicas nos primeiros dias, especialmente as que pressionam o local da cirurgia (como andar de bicicleta);
  • Voltar a trabalhar só quando houver autorização do médico, o que costuma ser três dias após a cirurgia;
  • Usar calcinhas folgadas e confortáveis;
  • Tomar todos os medicamentos prescritos;
  • Evitar relações sexuais de 30 a 45 dias.

O pós-operatório em si também gera muitas dúvidas. Aqui estão as respostas para algumas delas:

 

É possível manter relações sexuais nesse período?

As relações sexuais podem ser retomadas entre 30 a 45 dias após a cirurgia.

 

Há perda de sensibilidade?

Não. A sensibilidade não é afetada.

 

A menstruação pode atrapalhar no pós-cirúrgico?

O ideal é que a paciente não menstrue logo após a cirurgia, porque isso pode dificultar os cuidados pós-operatórios. Por isso, o período ideal para fazer a cirurgia é logo após o fim da última menstruação. A recomendação, se houver menstruação depois do procedimento, é utilizar absorvente interno, para não abafar a região da cirurgia.

 

Quando é possível ver os resultados?

A recuperação do organismo, como em todo tipo de cirurgia, acontece gradativamente. Até a segunda semana após o procedimento, o local operado ainda estará roxo. O inchaço some com o tempo. Só é possível ver o resultado final de três a seis meses após a cirurgia.

Esperamos que esse texto tenha resolvido algumas dúvidas que você, que pretende fazer uma ninfoplastia, teria vergonha de perguntar a um médico. Se quiser saber mais sobre esse e outros procedimentos, venha conhecer o site da Dra. Luciana Pepino!

 

Conheça mais sobre esta cirugia íntima e descubra o que ela pode fazer por sua autoestima. Baixe já nosso e-book exclusivo!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).