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Os cuidados na hora da musculação

Levantar muito peso em poucos dias não é a fórmula correta para conseguir um corpo malhado

Nessa época de calor, os homens não perdem tempo em se matricular na academia mais próxima, tudo para gastar grandes doses de energia nas aulas de musculação. Por gostarem de esbanjar boa forma e força, o sexo masculino não pensa duas vezes em aumentar as séries de cada exercício antes do tempo e fazer uma mudança radical na alimentação. Isso não é errado, claro, mas tudo nessa vida pede um pouco de moderação, como trabalhar o corpo com cargas altas de peso por meio de intensos movimentos que podem gerar uma lesão.

A musculação é uma atividade física que exige alta intensidade e muita concentração por ser uma repetição de movimentos em curta duração. Quando você se entrega ao treino é normal ficar focado nos resultados, mas ficar bitolado pode acarretar em um comportamento que pode prejudicar o corpo. Ficar fortão não é um resultado que aparece de uma hora para outra. Por isso, essa atividade física precisa de disciplina e de comprometimento. Não adianta ir à academia uma vez por semana e querer que os bíceps já fiquem firmes. Isso não vai acontecer.

De treinador para treinador, eles costumam preparar o corpo do aluno com três séries em cada aparelho que varia em carga e repetições.  Com o passar do tempo, elas são aumentadas, tudo com auxílio e indicação daquele que te treina. Para sair da rotina na hora da musculação e não ter que fazer sempre um exercício de cada vez, você pode combiná-lo com outro tipo para o mesmo músculo e intercalar as séries. Na hora de levantar peso, dê intensidade ao movimento até chegar ao limite e volte devagar.

Além de fazer do treino um ritual com foco nos resultados, o praticante precisa ter expectativas realistas para não ficar frustrado ao longo da prática da atividade física. O treinador fará o possível para que você não desista da musculação e da busca pelo bem-estar físico. Se você fizer tudo como o recomendado, as diferenças serão notadas não só no corpo, como na postura e na respiração. Respeite a necessidade de alongamento e aquecimento, pois isso esquenta o músculo e o prepara para receber os movimentos.

Outra dica importante e que deve ser levada muito em conta é o desejo de levantar uma maior quantidade de peso sem recomendação. Não faça isso se o seu treino não for alterado, pois assim, você evita lesões, tais como: rompimento dos ossos e dos ligamentos, dores na coluna e desvio na postura. Não se esqueça de fazer o exame médico antes de fechar um pacote na academia para não correr o risco de ficar de molho só porque alguma coisa deu errada e que será o bastante para lhe tirar da meta de conseguir o corpo que lhe é almejado.

Com a musculação, não se esqueça de alinhar nutrientes que fornecem energia ao corpo e aumentam a massa muscular como os carboidratos, ovos e brócolis. Nesse caso, pedem-se suplementos, mas verifique também junto ao médico o mais recomendado para o seu caso. E não se esqueça de consumir muita água!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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