Menu

Muito nutritiva e barata: Goiaba

Conheça os principais benefícios trazidos pelo consumo da Goiaba.

A Goiana é uma fruta tipicamente tropical e pode ser facilmente encontrada em praticamente todas as regiões do Brasil. É nutritiva e muito barata, sendo rica em nutrientes e extremamente benéfica para nossa saúde. A Goiana apresenta 3 vezes mais Vitamina C da recomendação diária e, portanto, é eficiente na otimização da função de nosso sistema imunológico, além de conter grande quantidade de antioxidantes, que nos protegem contra uma série de doenças como infecções e resfriados. Além de todos os benefícios que essa fruta traz para o organismo, a Goiaba é deliciosa, sendo perfeita para ser consumida em dias mais quentes. Bom, vamos direto ao ponto! Separamos abaixo a lista dos principais benefícios da Goiana.

Sistema imunológico otimizado
A Goiaba é excelente para a saúde como um todo porque age diretamente no sistema imunológico, possuindo altos níveis de Vitamina C e antioxidantes. Ela contém cerca de 228 mg de Vitamina C, que corresponde à mais de 300% da quantidade diária necessária. Ao consumir a Goiaba com frequência, a função do sistema imunológico aumenta consideravelmente e o corpo ganha resistência para proteger-se contra doenças comuns como gripe, tosse, resfriados e uma série de infecções e alergias.

Previne o Câncer
O Licopeno é um dos antioxidantes presentes na Goiaba. Ele pode prevenir danos provocados pelo aumento de radicais livres nocivos. Quanto ao óleo de sua folha, ela é anti-proliferativa, que também ajuda a proteger o corpo contra células cancerosas, principalmente em regiões como a próstata e a mama.

Traz benefícios para a pele
A Goiaba é riquíssima em poderosos antioxidantes, tais como a vitamina C, o Licopeno e o Caroteno, que protegem a pele contra o envelhecimento precoce e inibe o avanço de rugas e linhas de expressão. Além de seus nutrientes, a Goiaba é rica em água e ajuda a manter a pele sempre muito bem hidratada.

Aumenta a produção e circulação do sangue
A Goiaba apresenta vitaminas B6, E, K, além de ácido, fólico, niacina, ácido pantotênico, potássio e minerais como magnésio, manganês e cobre, substâncias mais importantes para a boa formação do sangue. Como já mencionados acima, ela também é rica em vitamina C, o que aumenta sua capacidade de absorver ferro e mantém a tensão arterial sob controle – ideal para quem sofre de hipertensão.

Ajuda a combater o tabagismo
A Goiaba previne o endurecimento das artérias. Por ter grande quantidade de vitamina C, a Goiaba é extremamente importante para quem está seguindo tratamentos de desintoxicação do tabagismo. Isso porque essa vitamina inibe as ações nocivas da nicotina. Para quem está tentando deixar de fumar, três Goiabas diárias serão fortes aliadas durante o tratamento.

Emagrece
Cerca de 54% da polpa da Goiaba é composta por fibras do tipo solúvel, que apresentam mucilagem e pectina. A Goiaba também apresenta vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, cobre, zinco, fósforo, ferro e potássio, seu mineral mais abundante. Isso faz da Goiaba uma fruta, além de saborosa e nutritiva, extremamente indicada para quem está querendo perder peso. As fibras auxiliam na absorção da água, eliminando gordura das artérias, limpando o intestino e, consequentemente desinchando a barriga.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).