11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Mitos e verdades sobre a abdominoplastia que você não sabia

Abdominoplastia: conheça seus resultados

Descubra o que é e quais são os mitos sobre abdominoplastia

Muito se fala em torno deste procedimento, criando mitos sobre abdominoplastia e atrapalhando na hora de optar por realizá-lo. 

A abdominoplastia tem como objetivo remover gordura e pele em excesso do abdômen, procurando recuperar a firmeza dos músculos desta região do corpo.

O cirurgião avalia a situação do paciente e verifica a quantidade, a localização do acúmulo de gordura e analisa o excesso de pele. Com duas incisões, uma na horizontal e outra na vertical, o profissional modifica a parte externa do abdômen e define a nova aparência do local.

Entenda os principais mitos sobre abdominoplastia:

1. É possível fazer a abdominoplastia várias vezes durante a vida

Mito. Como este procedimento é ligado diretamente à remoção de uma grande quantidade de pele, não é possível realizá-lo mais de uma vez. Nosso tecido epitelial possui uma capacidade limitada de se esticar, uma vez feita a cirurgia e moldado o local, a pele se reposicionará naturalmente e não poderá mais ser alterada.

2. É preciso ter cuidado para não engordar no pós-operatório

Verdade. A abdominoplastia é um procedimento que altera o contorno corporal, com isso, se o paciente ganhar peso após a modelagem, a cirurgia pode perder seu efeito.

O pós-operatório da cirurgia demanda tempo e cuidados específicos com a alimentação, como você não poderá realizar exercícios físicos por um período, a ideia é ter uma atenção dobrada com o que se ingere.

3.  Não pode engravidar depois da abdominoplastia

Mito. Esta não é uma proibição total, apesar de ser preciso esperar pelo menos dois anos para que a pele recupere a sua elasticidade e não recorra à criação de estrias para conseguir esticar o suficiente para a gestação.

Este é um mito sobre a abdominoplastia muito comum, já que a impressão é que o bebê não conseguirá se desenvolver perfeitamente.

A única coisa a ser considerada é que existe a possibilidade de a gravidez cancelar os resultados alcançados pela cirurgia. Se esta for uma preocupação para você, pense em deixar para fazer o procedimento após a gravidez.

4. Abdominoplastia vs Lipoaspiração

Outro grande mito sobre abdominoplastia é a comparação indevida com a lipoaspiração. Eles são procedimentos complementares, mas não são a mesma coisa, não buscam pelos mesmos resultados e não precisam ser realizados juntos.

A lipoaspiração melhora o contorno corporal através da sucção de gordura, já a abdominoplastia remove a gordura e, ao mesmo tempo, elimina o excesso de pele e reconstrói a parede abdominal.

5. O pós-operatório é melhor no frio

Esta afirmação está ligada com o uso obrigatório das malhas compressivas após a abdominoplastia. É comum que as pessoas sintam mais incomodadas com elas em temperaturas mais quentes, e faz sentido.

O melhor mesmo é conseguir marcar a operação para uma época em que você poderá contar com a ajuda de amigos/familiares depois da cirurgia, já que você precisará de repouso quase absoluto nas primeiras semanas e cuidados com a limpeza e manutenção dos curativos.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Carmem Lima disse:

    Muito bom e esclarecedor essa mensagem da Dra.
    Será um sonho um dia realizar essa cirurgia.