Mitos e verdades sobre o sculptra

Rosto de mulher jovem

Esclareça principais dúvidas sobre o Sculptra e saiba quando realizar a técnica

O Sculptra é um tratamento de rejuvenescimento cada vez mais usado por homens e mulheres que desejam combater a flacidez e reestruturar os tecidos da pele, tornando-a mais firme e vistosa.

Apesar de mais conhecido, diversos mitos ainda envolvem o procedimento e outros tratamentos estéticos, aumentando o receio de pacientes que desejam submeter-se a essas técnicas.

Visando esclarecer esse problema, separamos a seguir alguns mitos e verdades sobre o Sculptra, tornando as informações sobre o tratamento mais claras e objetivas. Confira!

11 mitos e verdade sobre o Sculptra

Apesar desses esclarecimentos, é essencial que ao desejar realizar um tratamento estético, você procure um cirurgião plástico de confiança e tenha um diálogo franco, apresentando todas as dúvidas e anseios em relação à técnica.

A seguir apresentamos as afirmações mais comuns sobre a técnica, no entanto, nem todas são verdadeiras. Confira!

1. A substância usada no tratamento é segura? VERDADE!

O tratamento utiliza uma substância sintética composta de ácido poli-L-láctico. É um produto de origem não animal, biocompatível, não provocando reações, e biorreabsorvível, de forma que a substância é absorvida pelo organismo.

O ácido poli-L-láctico é usado para diferentes fins na Medicina, sendo amplamente usado. Além disso, estudos clínicos atestam a segurança e resultados da substância.

2. A aplicação dói? MITO!

A aplicação da substância é realizada utilizando uma agulha muito fina de forma que não provoca dores ou desconfortos nos pacientes, na maior parte dos casos.

Se houver uma sensibilidade aumentada para dor, o médico responsável pode utilizar um anestésico tópico para minimizar o desconforto durante o procedimento.

3. O Sculptra promove múltiplos resultados? VERDADE!

Um dos principais benefícios do Sculptra é que o tratamento promove diversos benefícios ao ser aplicado na derme profunda, que é a segunda camada da pele. Entre os resultados possíveis estão:

  • ativa a produção de colágeno;
  • aumenta a espessura da pele;
  • suaviza as marcas e linhas faciais;
  • corrige as alterações do contorno facial;
  • rejuvenesce a face.

Devido esses benefícios, o tratamento é recomendado para pacientes de diferentes faixas etárias que estejam insatisfeitos com o excesso de marcas ou flacidez.

4. O procedimento substitui a cirurgia plástica? MITO!

Dificilmente um procedimento estético, seja o Sculptra, preenchimento ou Botox, vai substituir os efeitos de uma cirurgia plástica, como o lifting facial, que remove excesso de pele e gordura, combatendo a flacidez e envelhecimento.

O que pode ocorrer é a aplicação ser recomendada como um complemento garantindo resultados mais satisfatórios para os pacientes.

5. A recuperação é rápida? VERDADE!

A técnica consiste em um tratamento estético minimamente invasivo, o que significa que apesar dos bons resultados, o paciente não precisa afastar-se das atividades costumeiras para submeter-se à técnica.

Por serem realizadas aplicações com agulha, os pontos tratados podem apresentar pequenos edemas entre 3 e 5 dias, mas eles são indolores e podem ser disfarçados com uso de maquiagem.

6. Os resultados são imediatos? MITO!

Os resultados alcançados com o procedimento, apesar de satisfatórios, não são imediatos. Muitos pacientes relatam um efeito “lifting”, mas ele ocorre devido ao inchaço normal dos primeiros dias.

No tratamento, os resultados surgem aproximadamente dois meses após a segunda sessão. Esse período é necessário para que os fibroblastos sejam estimulados e aumentem a produção de colágeno que dará o efeito desejado.

Como destacado, a substância é reabsorvida pelo organismo, de forma que os resultados com a técnica são temporários.

Rosto de mulher negra jovem

7. Só funciona para o rosto? MITO!

Um dos mitos mais difundidos sobre o Sculptra é que o tratamento só pode ser realizado na face. Na verdade, é um procedimento focado no combate à flacidez, podendo ser benéfico para diferentes regiões, como:

  • pescoço;
  • braços;
  • abdômen;
  • coxas;
  • glúteos.

A indicação, entretanto, deve ser realizada por um profissional capacitado que conheça os desejos do paciente e os potenciais da substância usada.

8. O Sculptra pode ser realizado com outros procedimentos? VERDADE!

O Sculptra pode ser associado a outras técnicas para apresentar um resultado mais satisfatório ao paciente e combater diferentes insatisfações.

Por exemplo, se o paciente tem o sulco nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês, e flacidez na face, pode ser recomendado associar o Sculptra com o preenchimento facial com ácido hialurônico.

9. O tratamento tem contraindicações? VERDADE!

Existem algumas situações nas quais o tratamento não é recomendado, mesmo sendo uma técnica segura.

Ela não deve ser realizada por pessoas com alergia, gestantes, portadores de doenças auto-imunes ou quem estiver com uma infecção ou inflamação cutânea no local do tratamento.

10. A técnica resulta em uma face artificial? MITO!

Um dos principais equívocos no que se refere aos tratamentos estéticos é pensar que eles resultam em uma face artificial e paralisada.

Esse receio tem origem nos primeiros tratamentos realizados com toxina botulínica (Botox), mas já faz décadas que a técnica tornou-se mais eficiente por meio da regulação das substâncias e dos profissionais.

O ácido poli-L-láctico, por sua vez, não apresenta esse tipo de resultado.

11. Sculptra e preenchimento facial são iguais? MITO!

O Sculptra é diferente do preenchimento facial. O objetivo do preenchimento é combater sulcos faciais, perda de volume (como dos lábios e bochechas) e devolver o contorno da face.

O tratamento com ácido poli-L-láctico visa estimular o colágeno, combatendo a flacidez e deixando a pele mais firme.

Conhecendo os principais mitos e verdades sobre o Sculptra você pode optar por esse tratamento de rejuvenescimento facial com mais segurança e tranquilidade.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp