11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Microagulhamento e seus benefícios

o que é microagulhamento ipca

Descubra como funciona e quais são os benefícios do microagulhamento

Esta técnica é um tratamento estético que tem como maior objetivo remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas e reduzir rugas, linhas de expressão e marcas deixadas pelo tempo. 

Isto acontece por meio de uma estimulação natural realizada com micro-agulhas que, ao entrarem na derme, estimulam a formação de novas fibras de colágeno. 

Os benefícios do microagulhamento são inúmeros. O tratamento é conhecido, também, pelo nome Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA) e utiliza-se de equipamentos como um rolo com agulhas de aproximadamente 0,3mm. 

Separamos algumas dicas e informações sobre este procedimento estético, acompanhe a seguir:

Como funciona o microagulhamento?

Este rolo de microagulhas, quando entra em contato com a sua pele, causa pequenos danos e manda sinais ao corpo para que eles sejam reparados. Este reparo “forçado” causa uma série de regenerações e liberações de substâncias que produzem o colágeno e estimulam a pele a se reestruturar.

Além deste processo de cura natural, a abertura dos microscópicos buracos facilita a absorção e passagem de produtos estéticos que podem ser utilizados assim que o tratamento for realizado. Isto faz com que os benefícios do microagulhamento sejam ainda mais profundos, duradouros e com uma gama maior de resultados.

Quais as precauções necessárias?

Por não ser uma técnica estética não tão invasiva quanto parece, o microagulhamento não necessita de grandes cuidados após a sua realização e podemos dividi-los em antes e depois.

Nos dias anteriores ao tratamento, para potencializar os benefícios do microagulhamento, redobre a sua atenção na limpeza da sua pele e utilize as soluções dermatológicas indicadas pela sua médica para a preparação.

Procure também aumentar a quantidade de vitamina C ingerida nas semanas anteriores.

Depois do procedimento, certifique-se de reduzir sua exposição ao sol por 5 dias, não utilize nenhum tipo de maquiagem por pelo menos 24 horas e não tenha nenhum contato direto com animais, ok?

O processo inflamatório da sua pele continua por alguns dias depois da saída do consultório, sendo essencial ter o máximo de cuidado com eventuais contaminações. Evite, também, levar as mãos ao rosto e caso precise, lembre-se de lavá-las antes.

Os benefícios do microagulhamento

A recuperação deste tratamento é tranquila e sem muitos desconfortos. No primeiro mês, você já consegue perceber a amenização de manchas na pele, por exemplo.

Já após os três próximos meses, é possível notar melhora nas rugas, estrias e cicatrizes, quando o organismo chega ao seu pico de produção de colágeno, aproximadamente 400 vezes mais do que o natural.

De maneira geral, os benefícios do microagulhamento são perceptíveis na diminuição de poros dilatados, na firmeza e elasticidade da pele, na melhora da textura e na redução de danos causados pelo tempo.

Todas essas vantagens podem ser notadas por até oito meses depois da aplicação da técnica que, por ser um tratamento, demanda outras idas ao consultório para a sua manutenção.

Esteja certa de que a profissional por trás dos cuidados seja habilitada para tal e realize uma análise do seu caso antes do início das sessões.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).