Menu

Messy Hair: O bagunçado arrumado

Veja como fazer o efeito bagunçadinho das celebridades.

Os conceitos de beleza de hoje estão longe de serem os mesmos de antigamente. Antes, a prioridade das mulheres era o penteado mais arrumado, sem qualquer fio fora do lugar. Atualmente, no entanto, o cabelo estilo “desarrumado” se tornou um dos mais comuns entre as celebridades e já pode ser encarado como um penteado sexy e elegante. O termo “messy hair” vem do inglês e significa cabelo bagunçado. Apesar de passar uma imagem de falta de cuidados com os cabelos, o efeito messy hair é pensado e estilizado dependendo do tipo de cabelo ou do penteado desejado.

Sabe aquele efeito desagradável para muitas mulheres, que pode estar no cabelo solto, preso ou em coques? Nesse visual, ter cachos e frizz é desejável e dá uma pitada a mais de modernidade ao look. Para criar o efeito messy hair, é necessário recorrer a algumas técnicas, além de produtos criados pela indústria de cosméticos exatamente para bagunçar os fios e promover o efeito volumoso nos cabelos.

Como criar o penteado messy hair?

Ainda que o messy hair pareça atual, ele já era usado por atrizes francesas como a Brigitte Bardot, por exemplo, que adorava ostentar fios “desarrumados” e influenciar as jovens da época. O efeito é simples e pode ser potencializado com produtos que darão textura e tratarão os fios.

Passo a passo:

1. Após ter lavado os cabelos, deixe secar naturalmente ou use o secador. É importante não usar escova para alisá-los justamente porque queremos o efeito oposto.

2. Com os fios já secos, se for preferencia, use produtos que proporcionem proteção térmica. Após isso, faça babyliss para construir os cachos, ondulando as mechas para cada lado, uma vez que essa tática garante um efeito natural.

3. Quando os cabelos estiverem cacheados, use escova – um modelo que tenha cerdas de náilon – para pentear ligeiramente as pontas dos cachos. Se você não quiser usar a escova, você pode perfeitamente fazer o movimento com os dedos, separando os fios.

4. Para dar o último acabamento ao penteado, use produtos finalizadores, sprays ou pomadas que vão maximizar o volume dos fios. Uma boa alternativa para substituir o uso desses produtos é aplicar xampu seco nas pontas.

Rabo de cavalo x efeito messy hair

Quem achou que o efeito bagunçado só poderia ser aplicado aos cabelos soltos ou em coque, é porque ainda não conhece a sofisticação que o efeito messy dá a um rabo de cavalo. O rabo de cavalo messy está bastante em alta e é adotado geralmente nos períodos mais quentes do ano. Para conseguir criar o efeito messy no rabo de cavalo você vai precisar de apenas três coisas: babyliss, spray e secador.

Como fazer:

Após lavar e secar os fios, faça escova e babyliss nas pontas. Depois, divida os fios na lateral e deixe uma franja rente à cabeça. Agora é só fazer o rabo tradicional no meio da cabeça e pronto! Lembrando que você também pode otimizar o look usando produtos que mantenham o bagunçado mais comportado.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).