11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

5 melhores alimentos para o período pós-cirurgia

Dicas de alimentos para pós-cirurgia

Conheça as principais dicas de alimentos para pós-cirurgia e os motivos

O pós-operatório é uma das etapas mais importantes para a garantia do resultado de uma cirurgia plástica. 

Nesta fase, não apenas medicamentos e direcionamentos médicos possuem relevância, a alimentação cumpre um papel de extrema importância. 

Existem alguns alimentos para pós-cirurgia que podem auxiliar grandemente nos processos de cicatrização, regeneração e detox do organismo.

O que ingerimos nos primeiros meses após a realização de uma cirurgia plástica interfere em diversas ações feitas pelo corpo para ajudar na recuperação dos tecidos, músculos e sistema imunológico. 

Você sabe como acontece o processo de cicatrização? Quando o organismo identifica uma inflamação em uma determinada região, ele começa a atrair células de defesa para estimular a criação de novos vasos sanguíneos, colágeno e proteínas, por exemplo.

Os alimentos são a base para que o corpo consiga desenvolver todas as etapas de cura interna após a realização de cirurgias plásticas. 

Veja a seguir quais são os mais indicados para o período de recuperação do organismo.

5 melhores alimentos para pós-cirurgia

1. Leguminosas

Dentre os principais alimentos para pós-cirurgia, as leguminosas possuem destaque. Feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha são alimentos ricos em valor nutricional, livre de colesterol e cheios de proteínas como o ferro, por exemplo, que é fundamental para a cicatrização na cirurgia e oxigenação das células sanguíneas. 

2. Vegetais com folhas verde-escuras

Brócolis, agrião, rúcula, couve e espinafre são exemplos de vegetais com folhas verde-escuras  ricos em vitamina k, que possuem alto poder de prevenção de sangramentos indesejados e manchas roxas profundas

Estes vegetais são indicados para cicatrização, para ações anti-inflamatórias e para a produção de colágeno natural do organismo.

3. Cenoura

Melhores alimentos para pós-cirurgia

 

A alta concentração de betacaroteno, nutriente responsável pela regeneração da pele e prevenção de inflamação, faz da cenoura um dos alimentos para pós-cirurgia

Outras opções que sejam fontes de vitamina A podem compor a sua alimentação depois de uma cirurgia plástica como abóbora, milho, caju, mamão, batata-doce, manga e goiaba.

4.  Frutas cítricas

As frutas cítricas possuem em sua composição nutricional antioxidantes e vitamina C, nutrientes essenciais para a fabricação de colágeno, redução de danos causados pelos radicais livres e para o funcionamento das células sanguíneas. 

Laranja, abacaxi, kiwi, maracujá, acerola, limão e tangerina são os principais exemplos de frutas cítricas indicadas para os momentos pós-cirúrgicos. 

5. Alimentos com coloração roxa

Beterraba, repolho-roxo, açaí, uva e berinjela são considerados alimentos para pós-cirurgia por suas características e composição nutricional que auxiliam nas atividades anti-inflamatórias, antioxidantes e pela presença da antocianina. 

Frutas e vegetais com coloração roxa são essenciais para a boa circulação sanguínea e evitar que inflamações indesejadas apareçam na região operada.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).