11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Maquiagem: Como usar o Iluminador

Veja dicas de como usar o iluminador e realçar a maquiagem.

Toda mulher busca por uma pele mais jovem e bela quando está maquiando-se e o iluminador realmente cumpre com o que promete. Dentre os itens de beleza que ajudam a embelezar o rosto, o iluminador sai na frente e ganha destaque. Muitas mulheres nunca fizeram uso dele e, portanto, não sabem para que ele serve e como usá-lo. O iluminador tem inúmeras funções, mas é bastante usado para realçar os traços faciais e deixar o rosto mais iluminado, sendo ótimo para clarear aqueles dias cinzentos e dar um aspecto mais natural e saudável para seu rosto. Ele pode ser usado a qualquer hora e em maquiagens de qualquer tipo. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de usá-lo. Quer saber quais? Veja a seguir.

Como escolher?

O iluminador está disponível no mercado nas versões em pó, cremoso ou em formato de caneta, além daqueles com efeito bronze, entre outros. Assim como qualquer outro utensílio de maquiagem, o iluminador está disponível em diversas fórmulas, texturas e tons. Porém, para obter um efeito mais natural é preciso escolher o iluminador para seu tom de pele. Mulheres com pele mais clara devem procurar por iluminadores em tons prateados. Já as morenas e negras precisam apostar em tons dourados. Uma ótima opção é usar um iluminador translúcido, uma vez que ele não apresenta cor, mas exerce seu papel de refletir a luz. Também é preciso tomar cuidado com excessos para não deixar a maquiagem artificial.

O grau de cobertura do produto também altera o efeito da maquiagem e influencia em sua duração, dependendo do tipo de pele da mulher. O iluminador em pó, por exemplo, deve ser aplicado nas maçãs do rosto, na testa, no nariz, no queixo (zona T) e, se preferível, nas pálpebras. Quem tem pele mais oleosa deve ficar longe da versão cremosa, uma vez que ela estimula mais oleosidade. Lembre-se sempre de aplicar pouca quantidade e, ao aplicar o produto, sempre uniformizá-lo na pele. A versão líquida é ótima para quem tem pele mais seca, uma vez que ela também exerce a função de hidratar a pele do rosto.

Como aplicar?

Parte superior do nariz: na região superior do nariz o produto deve ser aplicado de forma delicada e somente sobre o osso do nariz, sem escorregar para a ponta ou para a região que fica entre as sobrancelhas. O resultado será um nariz mais fino e com contornos que fazem toda a diferença!

Parte superior das maçãs do rosto: aplicar o produto entre o ossinho da maçã do rosto e os olhos ajuda a realçar o olhar, definindo melhor os traços do rosto e afinando sua expressão. O iluminador pode ser usado juntamente com um pó bronzeador para maximizar o efeito da maquiagem.

Sob o arco da sobrancelha: aqui, o iluminador vai ajudar a dar uma levantada no olhar e destacar a região das sobrancelhas. O produto vai valorizar os olhos e tirar aquele aspecto de tristeza ou de cansaço dessa área. Porém, muito cuidado para não exagerar na dose e clarear demais.

Arco do cupido: esse é o nome dado àquela areazinha popularmente conhecida como “V” e que está localizada na parte superior da boca. O iluminador ajuda a criar contorno nos lábios e evidenciar a beleza da boca da mulher. Os iluminadores em formato de caneta são os mais apropriados para esse caso, já que são bem mais fáceis de serem aplicados nessa região.

Ponto de luz: para quem não sabe, o ponto de luz está localizado no cantinho interno dos olhos. O iluminador, quando aplicado nessa área, vai deixar o olhar mais aberto e tirar toda e qualquer obscuridade dos olhos, ajudando a destacar a região dos olhos e sobrancelhas como um todo.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).