11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Lista de metas para o próximo ano

Como fazer lista de metas

Saiba o que incluir na sua lista de metas para o ano novo e tenha realizações profissionais e pessoais!

No período entre o final e início de ano, muitas pessoas dedicam-se à elaboração de uma lista de metas visando ter um ano novo mais centrado nos objetivos pessoais, familiares ou profissionais.

Um estudo publicado na Revista Diário de Psicologia Clínica identificou que apenas 8% das pessoas colocam em prática a lista de metas para o próximo ano.

Isso se deve a muitas delas esquecerem as metas estabelecidas, desanimarem ou perderem o foco, deixando os objetivos de lado e, quem sabe, para o ano seguinte.

A seguir confira dicas do que incluir em sua lista para o próximo ano e qual a importância dessas proposições!

O que incluir na sua lista de metas para o próximo ano?

Definir objetivos para o ano seguinte é uma forma de já começar o novo ano com foco naquilo que você mais deseja. Esse direcionamento das energias ajuda a minimizar as frustrações, ansiedade e deixar você mais perto dos seus sonhos.

O ideal é que a lista de metas reflita objetivos de curto e longo prazo, pois algumas metas precisam de mais tempo para serem alcançadas. Confira!

Ter realização profissional

A realização profissional é o objetivo de muitas pessoas ao entrar em um novo ano, mas o retorno ao trabalho após festas e férias acaba levando tudo à rotina novamente.

O ideal é definir exatamente o que essa realização significa para você, pode ser uma promoção, uma recolocação profissional, um novo emprego, entre outras.

Uma dica é, além de definir sua meta principal, estabelecer pequenas ações diárias que podem te ajudar a alcançá-la, como fazer um curso específico, mandar mais currículos ou melhorar o networking.

Buscar cursos de qualificação

Aqui o caminho pode ser diferente de acordo com seu estilo de vida. Os cursos e atividades comunitárias ajudam na socialização e ainda geram conhecimento.

É possível definir um curso de qualificação atrelado à vida acadêmica ou profissional, como retomar aquele curso de inglês interrompido ou aprender a usar mais ferramentas digitais etc.

Outra opção é investir em cursos recreativos, o que também são excelentes à rotina, como artesanato, fabricação caseira de produtos naturais, culinária e outros.

Manter a rotina organizada

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas não conseguem cumprir a lista de metas do ano novo é bagunçar a rotina já nos primeiros meses do ano, sem ter comprometimento em seguir com algumas tarefas.

Dessa forma, a recomendação é organizar a rotina, o que não significa cair na mesmice, mas sim manter-se comprometida com algumas atividades e evitar tanto a sobrecarga de tarefas como a falta delas.

Melhorar os hábitos alimentares

Sai ano, entra ano e a melhora dos hábitos alimentares é sempre deixada para depois? Que tal fazer dessa uma resolução para o próximo ano?

A dica aqui é não ser radical, pois mudanças bruscas desestimulam e fazem com que se as coisas não funcionarem bem logo no início seja mais fácil abandoná-las.

A mudança dos hábitos alimentares pode começar com a redução do consumo de algumas opções não saudáveis, como refrigerantes, doces em excesso, gorduras, bebidas alcoólicas e outras.

Uma dica é descobrir o que você gosta de comer e investir com moderação nessas opções. Quais frutas, verduras e legumes são seus preferidos? Invista nessas opções e busque receitas diversificadas para estimular a reeducação alimentar.

Dicas para fazer lista de metas

Emagrecer

Emagrecer é uma das resoluções de ano novo mais comuns, mas também uma das que mais frustram as interessadas.

Inicialmente é preciso ter consciência de que a perda de peso não ocorre da noite para o dia, portanto, nada de investir em dietas malucas ou hábitos extremamente restritivos ou perigosos.

Além das mudanças alimentares que vimos acima, também é recomendado adotar uma rotina de exercícios físicos, preferencialmente, com atividades aeróbicas que ajudam na queima de calorias.

Entre as atividades que podem ser iniciadas destacam-se a caminhada, natação, corrida, bicicleta, dança e outras.

Estipule uma meta de quantos quilos deseja perder no próximo ano e liste práticas cotidianas que ajudem nesse objetivo, entre alimentação, exercícios, procedimentos estéticos e melhores hábitos.

Planejar a cirurgia plástica

Já está há anos adiando uma desejada cirurgia plástica? Por que não colocá-la como uma resolução para o próximo ano?

O planejamento da cirurgia plástica envolve a economia financeira para realizá-la, estar em dia com a saúde, escolher um cirurgião plástico de confiança, planejar o pós-operatório, entre outros cuidados.

Dessa forma, colocando a cirurgia plástica como um objetivo para o próximo ano é possível atender a todos os critérios e fazer essa escolha com calma e cautela. Entre os procedimentos que podem ser realizados incluem-se:

  • rinoplastia para alterações estéticas no nariz;
  • mamoplastia para aumentar ou remodelar os seios;
  • lipoaspiração para eliminar depósitos de gordura localizada;
  • abdominoplastia para remover o excesso de pele e flacidez do abdômen;
  • lifting facial para rejuvenescimento facial.

Portanto, a lista de metas para o próximo ano pode ser bem recheada com diretrizes pessoais, estéticas, profissionais, de saúde e outras. O objetivo é sempre o mesmo: ter um ano novo mais feliz e cheio de realizações.

Lembre-se sempre de que cuidados estéticos e de saúde exigem cuidados especializados. Para cirurgia plástica, por exemplo, é fundamental contar com um cirurgião plástico experiente e de confiança.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).