(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar
lipo hd

Saiba tudo sobre a técnica da Lipo HD na Lipoaspiração!

A lipo HD é um procedimento ultramoderno, indicado para homens e mulheres que desejam um corpo com alta definição

Saber o que é lipo HD (lipoaspiração de alta definição), nos ajuda a entender como uma técnica refinada de aspiração de gordura pode proporcionar contornos bonitos e harmônicos no corpo de homens e mulheres. Isso muda a visão de pessoas que sonham em ter a musculatura bem definida, ao estilo das musas e musos fitness e que imaginam que esses resultados são obtidos somente após muito esforço em academias.

Esse efeito também pode ser conseguido com a lipo HD, uma eficiente técnica que remove o excesso de gordura localizada e remodela a silhueta, definindo e ressaltando os músculos. Neste artigo, você vai encontrar as respostas para as dúvidas mais comuns que envolvem esse tipo de procedimento e, com isso, conseguir optar de maneira consciente em fazê-lo. Boa leitura!

Afinal, o que é lipo HD?

A denominação desse procedimento se fundamenta em dois conceitos bem difundidos atualmente. Um, é termo “lipo” se origina na forma como a lipoaspiração é popularmente conhecida. O outro, é a sigla HD, que vem do termo “high definition” (em inglês) e significa “alta definição”.

Essa cirurgia se caracteriza pela combinação de lipoaspiração superficial e lipoenxertia, que consiste na aspiração de menor quantidade de gordura corporal, dosada de maneira estratégica para ser realocada em regiões específicas, com o objetivo de destacar o desenho dos músculos.

A lipo HD promove a definição da musculatura por meio de um maior controle cirúrgico, que consegue realçar os sulcos e volumes que definem os músculos — obtendo um efeito preciso, natural e harmônico.

Quais sãos as diferenças entre a lipo tradicional e a HD?

A principal diferença entre a lipoaspiração tradicional e a lipo HD, é que a primeira tem o foco em eliminar gordura localizada, mantendo as áreas lipoaspiradas com um aspecto homogêneo. Já a lipo HD objetiva a definição de contornos musculares em determinadas regiões do corpo.

Nesse sentido, ambas as técnicas podem ser associadas à lipoescultura, que se refere à retirada de gordura de uma determinada área (como o abdômen ou as costas) para ser realocada em outra parte, como os glúteos. Além disso, elas podem complementar outros procedimentos, como a abdominoplastia ou mamoplastia.

Como a técnica funciona?

Após a anestesia local, peridural ou geral, o cirurgião plástico procede a pequenas incisões na região onde será inserida a cânula para aspiração da gordura. O equipamento mais utilizado é o VASER, que utiliza ondas ultrassônicas para desprender a gordura dos tecidos, minimizando eventuais danos a nervos e vasos sanguíneos.

Dessa forma, a técnica consegue reduzir a incidência de dor e hematomas no pós-operatório. O aparelho também proporciona um controle de alta precisão, o que permite a definição do desenho dos contornos musculares, deixando-os aparentes e tonificados. A cirurgia dura cerca de 1 a 3 horas e possibilita uma recuperação anestésica mais rápida e alta no mesmo dia, para a maioria dos casos.

Para quem a lipo HD é indicada?

A lipo HD é indicada para homens e mulheres que desejam ficar com o corpo “sarado”, com os músculos bem realçados, mas não conseguem definir a musculatura apesar de seguirem uma rotina de treino pesado e estando em seu peso ideal.

Nesse sentido, é importante observar que, assim como a lipoaspiração tradicional, essa técnica não é uma alternativa milagrosa para pessoas sedentárias ou uma técnica que visa o emagrecimento, com redução de medidas. Ela deve ser entendida como um recurso que aprimora as formas corporais, de maneira eficiente e harmônica.

O procedimento pode ser feito por adultos em boas condições físicas a partir do momento em que o corpo já tenha alcançado todo o seu desenvolvimento, perfeito para realçar os músculos de áreas como costas, braços, abdômen, peitoral, glúteos e coxas.

Pré-requisitos para fazer a cirurgia

Para se submeter à cirurgia de lipo HD, de maneira segura e obter bons resultados, a pessoa precisa atender a alguns pré-requisitos, como:

  • possuir um IMC (Índice de Massa Corporal) entre 25 e 27 — para saber o seu índice basta fazer o cálculo, dividindo o peso pela altura ao quadrado (peso/altura x altura);
  • ter pouca ou nenhuma flacidez na região abdominal;
  • apresentar um físico equilibrado, com alimentação saudável e praticar alguma atividade física.

A lipo HD pode ser realizada em pessoas que já fizeram uma Abdominoplastia?

Sim, é possível fazer lipo HD em pacientes que já passaram por uma abdominoplastia. No entanto, isso depende de uma avaliação cuidadosa do cirurgião plástico para verificar se a pessoa atende aos pré-requisitos exigidos, como peso, nível de flacidez na região e outras condições físicas.

Quais são as vantagens da lipo HD?

Quando uma pessoa não consegue atingir um resultado equivalente aos seus esforços quanto ao treinamento físico e alimentação equilibrada, pode levá-la à desistência dos seus objetivos quanto à melhoria da aparência do abdômen. Para isso, é possível optar por um procedimento que destaca o desenho dos músculos de forma harmoniosa

Uma das grandes vantagens da lipo HD é o uso de tecnologias que estimulam a produção de colágeno, o que potencializa a capacidade de retração da pele. Isso ajuda a combater a flacidez, apesar de a cirurgia ser mais indicada para quem já possui um bom tônus muscular.

Qual o valor da lipoescultura?

De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a divulgação de preços de lipoaspiração ou qualquer tipo de cirurgia plástica não é permita. Dessa forma, para saber o valor do procedimento é preciso marcar uma consulta presencial com o cirurgião plástico, quando será possível tirar todas as dúvidas e obter informações quanto ao preço e formas de pagamento.

Como é o pré-operatório da cirurgia?

É fundamental discutir com o cirurgião as expectativas quanto à lipo HD.. Além disso, você deve realizar todos os exames e cuidados pré-cirúrgicos solicitados, tais como período de jejum e restrição ao uso de certos medicamentos, entre outros detalhes.

Embora utilize anestesia local, não exigindo internação, para alguns casos, ela pode ser necessária, principalmente quando o procedimento requerer a anestesia peridural com sedação ou anestesia geral. Porém, essas são tomadas de decisões que dependem de vários aspectos e só o médico pode determinar o que é melhor para o seu caso, inclusive a opção entre a mini lipo e a lipoaspiração.

Cuidados nos pós-operatórios: como garantir uma boa recuperação?

Após a realização da lipo HD, o paciente precisa ficar em repouso por 3 a 10 dias, dependendo da condição de recuperação que cada pessoa pode apresentar. Isso significa que os exercícios físicos deverão ser suspensos temporariamente.

É muito importante também usar a cinta modeladora pelo período recomendado, pois ela ajuda a segurar os tecidos em suas novas posições e acelera a cicatrização. Além disso, o paciente deverá fazer sessões de drenagem linfática, conforme indicação médica.

A exposição ao sol deve ser evitada até que haja liberação médica, o que geralmente acontece depois que os hematomas desaparecem. Do contrário, a pele pode ficar manchada permanentemente. Veja, a seguir, os principais cuidados que se deve ter para garantir uma boa recuperação e resultados de acordo com as expectativas:

  • alimentação — deve ser saudável, com frutas, verduras e legumes, evitando produtos açucarados, gordurosos e industrializados;
  • cinta modeladora — o seu uso por 30 dias (inclusive ao dormir) é fundamental para a estabilidade na região operada e assegurar uma circulação sanguínea adequada, garantindo melhor recuperação;
  • drenagem linfática — massagem recomendada pelos cirurgiões visando a eliminação de toxinas do corpo, redução de edemas, seromas e nódulos que podem se formar durante a cicatrização, de acordo com cada caso;
  • repouso — por pelo menos 14 dias;
  • rotina saudável — cuidar para ter um sono reparador e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

Como são os resultados da lipo HD?

Logo após a cirurgia já é possível ver a definição dos músculos, mas é normal haver um período em que a área fica mais inchada. As marcas desse tipo de cirurgia são muito discretas e podem se tornar imperceptíveis ao final do processo de cicatrização, que demora cerca de 3 a 6 meses.

A definição dos músculos será mais visível em pessoas que apresentem um peso próximo ao adequado para o seu tipo físico e que possuem apenas pequenas quantidades de gorduras localizadas que “escondem” os músculos. Dessa forma, pessoas que estejam muito acima do peso ou com muita flacidez, devem optar por outro tipo de tratamento.

Como vimos, saber o que é a lipo HD e obter informações sobre os aspectos que envolvem essa cirurgia é importante para a pessoa conseguir optar por esse ou outro tipo de procedimento, considerando as suas necessidades e atendimento aos pré-requisitos. Além disso, é essencial saber escolher um cirurgião plástico experiente e qualificado para garantir a segurança e eficiência nos resultados.

Gostou deste artigo? Então, saiba como fazer a manutenção da lipoaspiração

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. Tatiana Guedes bispo

    Maravilhoso

    responder

Leia Também

Carregando...

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
Quero ajudar!
imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
logo

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

Quero ajudar!

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.