Você também sofre com linhas de expressão? saiba como amenizá-las

Cuidados diários com a pele e tratamentos estéticos ajudam a suavizar e prevenir o surgimento de sinais faciais!

Dificilmente alguém que já passou dos 25 anos não se incomode, pelo menos um pouquinho, com as linhas de expressão. Esses sinais podem aparecer e se intensificar em diferentes idades, no entanto, estão diretamente relacionados com o envelhecimento.

Algumas pessoas se incomodam mais com as linhas de expressão, enquanto outras têm menos tendência ao problema que além da idade é influenciado por questões como genética, cuidado com a pele, alimentação, exposição solar, álcool e tabaco, entre outros fatores.

Independentemente das causas, muitas pessoas buscam por tratamentos para amenizar as linhas de expressão. A seguir, veja dicas para que você cuidar e reduzir esses sinais.

Como amenizar as linhas de expressão?

As dicas para amenizar as linhas de expressão também podem ser usadas para prevenir o surgimento desses sinais, fazendo com que tratamentos mais intensos possam ser retardados.

1- Use protetor solar

A primeira dica para cuidar da beleza facial também está relacionada com a saúde da pele. A exposição solar sem uso de protetor é um dos principais responsáveis por intensificar as linhas de expressão, tornando mais difícil amenizar o problema.

O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo que a exposição solar não seja intensa. Dessa forma, ele deve ser seu novo melhor amigo e estar sempre com você, combinado?

2 -Tenha uma rotina de cuidados

Os cuidados diários também permitem amenizar as rugas já existentes e reduzir as chances de surgimento de novas marcas. Entre as etapas que devem estar presentes na sua rotina de beleza estão:

  • fazer a limpeza da pele com sabonete neutro específico para o tipo de pele;
  • usar um tonificante para revigorar a pele;
  • hidratar a face utilizando um creme facial apropriado à idade e tipo de pele;
  • remover a maquiagem antes de dormir;
  • usar apenas produtos e maquiagens de qualidade.

Com essa rotina de cuidados você garante, além da amenização das rugas, menos chances de surgir novas marcas de expressão.

3 – Use cremes anti-idade

Pote de creme aberto

Os cremes anti-idades são importantes aliados na amenização das linhas de expressão e devem ser usados, em geral, a partir dos 25 anos, já contribuindo com os nutrientes necessários para manter a pele mais saudável e hidratada, o que reduz as marcas ao longo dos anos.

4 -Tenha bons hábitos de vida

Outra dica importante, que muitas pessoas não associam aos cuidados estéticos, refere-se aos hábitos de vida. A pele reflete a saúde interna, de forma que manter a saúde também é um passo importante para diminuir as chances de surgimento e agravamento das linhas de expressão.

Entre os hábitos prejudiciais que devem ser reduzidos ou abolidos estão:

  • má alimentação, com dieta rica em gorduras, açúcares e processados;
  • sedentarismo;
  • estresse;
  • tabaco;
  • consumo excessivo de álcool;
  • consumo de drogas.

Ao atentar-se a esses aspectos e buscar melhorar seu estilo de vida você também contribui para uma estética facial que reflita essa vida mais saudável.

Quais os procedimentos indicados?

Os cuidados anteriores contribuem para amenizar as linhas de expressão, no entanto, dependendo da intensidade desses sinais podem ser exigidas abordagens mais especializadas, de forma que é importante conhecer quais procedimentos estéticos são indicados nesses casos.

Peelings

Uma opção de tratamento para amenizar sinais da face são os peelings químicos. Eles consistem em procedimentos não invasivos que utilizam ácido retinoico, glicólico e mandélico para promover uma renovação da superfície da pele.

Logo após a aplicação, o que ocorre é uma descamação das células da camada mais superficial da pele, fazendo com que a pele da camada subsequente apareça. O tratamento melhora o brilho e vitalidade do rosto, reduzindo as linhas de expressão.

Laser fracionário

O tratamento com laser fracionário tem o mesmo objetivo das aplicações de peeling, pois a geração de calor faz com que haja descamação da camada mais superficial da pele, também promovendo uma renovação.

Após a cicatrização, há uma melhora da aparência da pele facial, o que contribui para suavizar os sinais.

Botox

Um dos tratamentos mais recomendados em caso de linhas de expressão intensas é o Botox, que consiste na aplicação de toxina botulínica em pontos específicos estudados pelo cirurgião plástico. A opção, no entanto, é recomendada apenas para o tratamento de rugas dinâmicas, que são aquelas que acompanham os movimentos da face.

A substância promove uma paralisia muscular que faz com que não haja a contração em determinados pontos, de forma que o movimento que anteriormente intensificava uma linha de expressão deixa de ocorrer.

O tratamento, no entanto, é temporário, sendo que a substância é reabsorvida pelo organismo entre 4 e 6 meses que é o período de duração dos efeitos do tratamento.

Lifting facial

Para pacientes que têm linhas de expressão profundas e associadas com outros sinais faciais decorrentes do envelhecimento, como rugas estáticas, sulcos e flacidez é recomendado realizar o lifting facial para amenizar e eliminar as marcas indesejadas.

Esse procedimento cirúrgico é indicado a partir dos 40 anos e permite um efeito definitivo no combate às rugas, promovendo uma aparência mais jovial.

Quais as contraindicações desses tratamentos?

As contraindicações dos tratamentos faciais dependem do tipo realizado. Apenas um cirurgião plástico poderá recomendar o procedimento mais adequado de acordo com a intensidade das linhas de expressão e condições de saúde do paciente.

Técnicas mais invasivas podem ser contraindicadas para pacientes com quadros de saúde instáveis, como diabetes, hipertensão e outros. A realização dos procedimentos também deve ser evitada com quadros ativos de infecção ou alergias nos locais de aplicação.

O mais recomendado é que, antes de optar por um tratamento para amenizar as linhas de expressão, você procure um especialista e verifique quais as melhores opções de cuidados para o seu caso, melhorando as chances de sucesso e reduzindo os riscos da técnica.

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).