Limpeza da pele: demaquilar, lavar e tonificar

Limpeza da pele

Entenda os motivos dos quais que fazem esse ritual tão importante na rotina da mulherada

Muitas mulheres se perguntam os motivos para demaquilar, lavar e tonificar a pele só para remover resquícios de maquiagem. Algumas ainda se convencem que usar água e sabonete é o suficiente, mas a atitude pode não remover todas as impurezas que se acumulam e que geram os chatinhos cravos e espinhas. É difícil manter esse ritual, os produtos costumam ser um pouco caros, mas é importante deixar a limpeza da pele em dia, pois isso evita, por exemplo, o envelhecimento precoce.

Demaquilar prepara a pele para a limpeza e as vantagens incluem a remoção dos resíduos de poluição, células mortas, oleosidade, filtros solares e, claro, maquiagem. A parte boa é que a maioria dos produtos voltados para esse cuidado consegue retirar o excesso do make que, muitas vezes, persistem mesmo com a lavagem facial básica. Logo em seguida, vem o ato de realmente lavar o rosto. Com as mãos limpas, faça o processo com produtos que sejam destinados ao seu tipo de pele, com movimentos circulares.

Tonificar é a cartada final, pois faz a limpeza profunda da pele e dá adeus de vez para qualquer vestígio de maquiagem. Esse ato elimina toxinas e resíduos acumulados nos poros, sem contar que dá a sensação de frescor. Há quem use loção tônica ou o adstringente, este último uma ótima pedida para quem tem pele oleosa por contrair os poros.

Feito isso, a hidratação entra em cena. Pronto! O ritual de limpeza da pele é muito fácil de fazer e precisa se tornar um hábito para manter a saúde dela.

Dica importante: a limpeza dos olhos e do rosto pedem produtos específicos. Afinal, não é recomendado passar o mesmo demaquilante para tirar o rímel, pois a região é muito sensível. A escolha errada pode acarretar em ardência e irritação.

Ao fazer a limpeza da pele diariamente, será possível notar que ela fica mais clara e, para quem tem pele oleosa, notará que a oleosidade ficará mais controlada e os poros desobstruídos.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).