(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
O que é inteligencia emocional

Inteligência emocional: entenda o que é e como trabalhar a sua!

Inteligência emocional melhora autoestima e relações interpessoais. Saiba como desenvolvê-la!

A inteligência emocional é uma técnica cada vez mais utilizada visando a melhora do desempenho profissional, mas também agregando na vida pessoal ao transformar relacionamentos e aumentar a autoestima.

Devido essas variadas aplicações da inteligência emocional no dia a dia é possível desenvolvê-la com objetivo de melhorar as relações, atuar em grupo (seja profissional, comunitário ou familiar), reduzir o estresse, a ansiedade e o nervosismo comuns atualmente.

O que é inteligência emocional?

Para que a inteligência emocional possa ser aplicada e gerar tanto benefícios no dia a dia, inicialmente é preciso conhecer o que exatamente consiste essa técnica.

A inteligência emocional refere-se à capacidade de combinar o pensamento e os sentimentos visando tomar melhores decisões, sejam as profissionais ou pessoais.

Para que seja possível desenvolver a IE é necessário ter controle sobre as habilidades sociais, garantindo um maior domínio sobre as próprias ações. Dessa forma, podemos destacar três delas que fazem diferença na aplicação cotidiana dessa técnica:

    Essas ações garantem uma maior capacidade de reflexão e decisões, de forma que as escolhas e a vida em si sejam uma união equilibrada e positiva de racionalidade emoção.

    Para que essas ações sejam cada vez mais presentes no dia a dia é importante desenvolver os 4 pilares da inteligência emocional:

      Se esses são os pilares da inteligência emocional são diversas as situações nas quais ela é necessária e pode fazer a diferença.

      Trabalhar inteligência emocional

      Qual a importância da inteligência emocional?

      Existem diversas situações nas quais a inteligência emocional é necessária e pode fazer diferença nas conquistas e qualidade de vida.

      Essa aptidão é importante, por exemplo, na manutenção de um casamento feliz e satisfatório e também nas boas relações com os filhos.

      Ela permite ouvir mais e ponderar as escolhas com base nos desejos pessoais, avaliação racional da situação e também nas características dos demais envolvidos.

      A inteligência emocional também é muito importante na autoestima. Por exemplo, a escolha por uma cirurgia plástica deve ser feita considerando as motivações, processo e resultados almejados. A IE ajuda a definir se essa opção é a mais acertada e se é condizente com as expectativas criadas.

      Apesar de a inteligência emocional mostrar seu valor em grandes decisões, ela agrega principalmente no dia a dia, com uma rotina que une racionalidade e emoção para direcionar as escolhas e obter resultados mais satisfatórios.

      Como desenvolver essa habilidade?

      A inteligência emocional pode ser desenvolvida trabalhando particularmente os pilares mencionados anteriormente, mas existem outras dicas que podem facilitar essa transformação, como:

        Portanto, existem diversas formas de desenvolver a inteligência emocional e fazer com que essa nova postura diante da vida agregue nos seus relacionamentos, profissão e escolhas pessoais.

        Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.



        Deixe seu contato


        Leia Também

        Carregando...

        Assine nossa newsletter

        Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

        whatsapp