11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Como eliminar o acúmulo de gordura nas bochechas?

Mulher com acúmulo de gordura na bochecha

Amenização da gordura na bochecha pode ocorrer com revisão de hábitos ou procedimentos estéticos. Conheça!

O acúmulo de gordura na bochecha pode ser incômodo para homens e mulheres de diferentes idades que se sentem com um aspecto infantilizado devido à proeminência das bochechas.

É importante avaliar corretamente o quadro identificando se essa gordura localizada é resultado da genética e tendência individual ou devido aos hábitos adotados.

Uma intervenção definitiva para casos nos quais a gordura não é uma característica inerente à pessoa pode resultar em uma face esquelética em outro momento da vida, portanto, uma avaliação detalhada e especializada é sempre recomendada. Saiba mais a seguir!

Como diminuir o acúmulo de gordura na bochecha?

A gordura na bochecha pode tem origem genética em pessoas que têm tendência a ter essa área mais proeminente e volumosa. Nesses casos, as bochechas ficam destacadas e podem dar uma aparência mais infantil.

Em outros casos, o acúmulo de gordura no rosto pode ser resultado de maus hábitos, como má alimentação, tabaco, sedentarismo e consumo  exagerado de bebida alcoólica. Assim, o aspecto volumoso da face pode ser gordura, mas também inchaço.

Um fator a ser destacado é que, com o passar dos anos, a tendência é que o rosto afine devido à perda do tônus muscular. Dessa forma, é preciso avaliar com precaução a situação e origens da gordura para não ficar com um rosto muito fino no futuro.

Por essas razões, algumas mudanças de hábitos podem ser as primeiras recomendações para amenizar a condição antes de recorrer a um procedimento estético definitivo.

Alimentação balanceada

Uma alimentação adequada pode fazer milagres na saúde e na estética, ajudando a eliminar depósitos de gordura localizada e também desinchando o rosto e outras partes do corpo.

A recomendação é reduzir o consumo de sal e açúcar, pois ambos contribuem na retenção de líquidos pelo organismo, o que favorece o inchaço.

Por mais clichê que pareça, a alimentação natural é sempre a mais recomendada, com maior presença de legumes, frutas e verduras na dieta para auxiliar no teor nutricional e, conjuntamente, favorecer o controle do peso.

O consumo adequado de água, principalmente em dias mais quentes ou nos quais você se exercita, também é indicado para evitar o acúmulo de líquidos.

Uma recomendação é evitar comer logo antes de dormir, pois nesse horário o metabolismo fica mais lento e a absorção da gordura pelo organismo é maior.

Evitar hábitos prejudiciais como tabaco e álcool também entra na lista de cuidados, pois eles vão ajudar na saúde e também a manter o rosto mais fino, amenizando o acúmulo de gordura na bochecha.

Ginástica facial

Uma opção para afinar o rosto em casa é realizar exercícios de ginástica facial. Estudos comprovaram que a formação de rugas, vincos e sulcos não se deve aos movimentos do rosto, mas sim devido às expressões faciais não consistirem em movimentos completos que melhoram o tônus muscular.

Dessa forma, a ginástica facial tem sido usada para suprir essa falta de exercícios com os músculos da face. Ela ajuda a perder gordura do rosto e melhorar a tonificação para que a face fique mais firme e elástica.

Entre os exercícios para face que ajudam diretamente na perda de gordura da bochecha está sorrir, forçando os músculos a trabalharem, mas sem ativar a musculatura do pescoço.

O movimento deve ser mantido por 10 segundos, com pausas de 5 segundos e repetido 10 vezes. A indicação é que a ginástica facial seja realizada diariamente para obter bons resultados.

Como eliminar gordura nas bochechas

Tratamentos estéticos

Caso o acúmulo de gordura nas bochechas seja maior e mais incômodo uma opção é recorrer aos tratamentos estéticos que ajudam na amenização de depósitos de gordura localizada.

Na face é recomendada a técnica de ultrassom que promove um aquecimento controlado da epiderme, ajudando a eliminar as células de gordura e promovendo o rejuvenescimento dos tecidos ao estimular as fibras de colágeno e elastina.

Ao quebrar as células adiposas, o tratamento ajuda na eliminação da gordura pelo próprio organismo, ajudando a afinar o rosto, mas com um método controlado, que vai tornar a face mais fina, mas não em excesso.

Cirurgia plástica

Para alguns casos mais severos e a partir de uma avaliação do cirurgião plástico também é possível recorrer às técnicas de cirurgia plástica. Conheça a seguir.

Bichectomia

Essa cirurgia plástica consiste na remoção definitiva das bolsas de gordura localizadas em ambos os lados das bochechas, chamadas de bola de bichat.

A bichectomia, realizada por celebridades como a atriz Megan Fox, garante uma redução da gordura da bochecha, tornando-a menos volumosa, além de realçar as maçãs do rosto e o contorno facial.

Destaca-se que essa técnica não deve ser realizada por quem tem acúmulo temporário de gordura na face, mas que tem um formato de rosto fino, pois a tendência é que haja o afinamento do rosto com o passar dos anos.

Lifting facial

Para pacientes a partir dos 40 anos que têm incômodos com a gordura facial, mas não apenas da bochecha e que sente um excesso de sinais de envelhecimento na face, como rugas, sulcos e vincos, a recomendação pode ser o lifting facial.

Essa cirurgia plástica focada no rejuvenescimento do rosto pode ser usada para remover excessos de depósitos de gordura na face, tanto das bochechas quanto da papada.

Como vantagem a técnica promove o rejuvenescimento em toda a face, fazendo a remoção do excesso de pele e gordura e reposicionando as estruturas. No entanto, trata-se de uma técnica mais ampla e indicada apenas em casos de envelhecimento do rosto.

Portanto, existem diversas opções para reduzir o acúmulo de gordura na bochecha sendo sempre recomendada uma avaliação especializada do cirurgião plástico para determinar qual a conduta mais satisfatória para o caso.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).