Frutas que fazem bem ao organismo

frutas que fazem bem ao organismo

Fique por dentro dessa variedade que traz muitos benefícios, desde rejuvenescimento até cabelos saudáveis

Não é novidade para a mulherada que os cremes são fundamentais para o tratamento dos cabelos, mas o que dizer sobre as frutas? Sim, essa é uma ideia real, pois há versões antioxidantes que não só ajudam a manter a boa saúde dos fios, como também combatem radicais livres, ajudam no bronzeamento da pele e no rejuvenescimento. Um combo perfeito para essa temporada de calor, não é mesmo? Por mais que as receitinhas caseiras sejam funcionais, é importante fazer as escolhas certas para se dar bem.

As frutas vermelhas são as queridinhas tanto das mulheres quanto dos homens por serem ricas em vitaminas C e E. O que elas fazem de bom para o organismo? Além de serem uma arma contra o envelhecimento precoce, elas também ajudam a reduzir os riscos de diabetes, de câncer e de doenças cardíacas. Inclusive, essas frutas são ótimas para melhorar a imunidade e as funções cerebrais. Morango, amora, framboesa, ameixa e até o açaí fazem parte da lista de frutas que trazem muitos benefícios à saúde de qualquer pessoa.

Também há aquelas frutas que nos esquecemos de incluir no cardápio, as amarelas, como banana, abacaxi, manga, maracujá, laranja, entre tantas outras. Por mais que nessa listagem estejam inclusas aquelas que são mais calóricas, a propriedade delas contém altas concentrações de vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, sem contar que ajudam a regular o intestino. Por serem antioxidantes, elas fazem muito bem para a pele e para o cabelo, e isso se reflete em fios mais saudáveis.

A banana entra na lista das frutas que todos dizem ser muito calórica, mas o consumo consciente da fruta faz com que o organismo se reabasteça de potássio, o que contribui para o controle da pressão arterial. A manga também se encaixa nesse perfil e tem vitamina C. Por ser também um forte antioxidante, bem como o abacaxi, ela contribui para a produção de colágeno, o que reduz o envelhecimento da pele.

Por mais que essas frutas tragam benefícios à saúde, é bom ficar de olho nas calorias para saber dosar o consumo, sem precisar abrir mão de todas elas.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).