11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Exercícios faciais para ajudar na flacidez

Mulher fazendo exercícios faciais

Ginástica facial permite prevenir e amenizar sinais de envelhecimento cutâneo. Conheça!

A flacidez é resultado do processo de envelhecimento cutâneo associado à falta de movimentação da musculatura, causando perda do tônus muscular. Para amenizá-la ou preveni-la é possível realizar os exercícios faciais.

Também chamada de ginástica facial, ela mantém a pele mais firme e tonificada, além de contribuir na prevenção e amenização de linhas de expressão, rugas e flacidez facial quando esses sinais já estão presentes.

A seguir conheça alguns exercícios faciais para incorporar na sua rotina e cuidados associados que podem ser adotados para retardar o envelhecimento.

7 exercícios faciais para combater a flacidez

Os exercícios da ginástica facial são direcionados às diferentes partes e musculaturas da face, de forma que cada pessoa pode definir quais os mais importantes de acordo com os incômodos identificados.

1. Exercícios para a testa

Recomendado para amenizar e prevenir as linhas de expressão horizontais que surgem na testa aparentando cansaço.

Inicialmente, coloque todos os dedos na testa mantendo uma mão de cada lado. Os movimentos devem ser realizados para fora, puxando, e para cima, no sentido cabelo. Repita esses exercícios por 10 vezes.

2. Exercício para região dos olhos

A ginástica facial também pode ser usada na prevenção dos pés de galinha e também amenizar as olheiras causadas pelo inchaço das pálpebras inferiores.

Para esse exercício é necessário fazer um V com os dedos médios e indicadores das duas mãos. Os dedos médios devem ser posicionados na extremidade do canto interno e os indicadores no lado externo.

Pressione os dedos e olhe para cima, levantando as pálpebras durante o movimento. Relaxe e repita o exercício 6 vezes.

3. Fortalecimento das pálpebras

A flacidez na face também pode afetar as pálpebras, fazendo com que elas fiquem caídas e atribuindo à face uma aparência cansada.

Para melhorar o tônus muscular das pálpebras a recomendação é fazer exercícios faciais. Inicialmente olhe para cima e depois para direita e esquerda.

O exercício deve ser dividido em 4 séries de 20 repetições cada fazendo intervalos de 2 minutos entre elas.

4. Tonificar as maçãs do rosto

As maçãs do rosto também perdem tônus muscular e ficam flacidez devido ao envelhecimento cutâneo, mas o processo pode ser amenizado com a ginástica facial.

Para exercitá-las a recomendação é fechar e apertar os lábios, encher as bochechas de ar e fazer movimentos com a língua dentro da boca. Devem ser realizadas 3 séries do exercício com 15 repetições cada.

Mulher realizando exercício facial

5. Amenizar o bigode chinês

O bigode chinês é um incômodo sinal resultante da flacidez facial e perda do tônus muscular. Os exercícios faciais ajudam a amenizá-lo e também retardar seu aparecimento.

Com a boca fechada faça movimentos com a língua em todo o entorno da boca pressionando a parede interna dela. Faça 10 contornos para cada lado.

6. Exercício para conservar a beleza dos lábios

Os lábios também são afetados pelos efeitos do envelhecimento e perdem volume com o passar dos anos.

Para mantê-los tonificados a recomendação é abrir a boca e cobrir os dentes com os lábios. Segure o movimento um pouco e feche a boca relaxando a musculatura da face. O exercício pode ser repetido 5 vezes.

7. Exercício para papada

A papada é uma das áreas flácidas mais incômodas, pois também envolve o acúmulo de tecido adiposo.

Para combater a flacidez nessa região são necessários movimentos com o pescoço. Coloque as pontas dos dedos sobre as clavículas e incline a cabeça para trás, tracionando o pescoço. Posteriormente faça o movimento para frente, de forma a encostar o queixo no peito.

Como amenizar sinais de envelhecimento facial?

Os exercícios faciais podem ser repetidos diariamente para apresentar os resultados desejados, no entanto, a ginástica facial pode ser associada a outros cuidados para potencializar os efeitos.

Os procedimentos estéticos estão entre as melhores alternativas para quem deseja combater os sinais de envelhecimento cutâneo como flacidez, rugas e linhas de expressão acentuadas. Algumas opções incluem:

  • aplicação de toxina botulínica (Botox) para amenizar o surgimento de rugas dinâmicas como os pés de galinha e na testa devido a paralisia temporária causada na musculatura;
  • aplicação de ácido hialurônico para preenchimento facial, como para amenizar o bigode chinês ou aumentar o volume dos lábios e maças do rosto;
  • fios de silhouette para tonificar o rosto, aumentando a produção natural de colágeno e auxiliando na sustentação da face;
  • lifting facial, procedimento cirúrgico recomendado para casos mais severos de flacidez facial, rugas, vincos e sulcos.

Os exercícios faciais podem ser associados a procedimentos estéticos confiáveis visando resultados mais satisfatórios e completos.

É fundamental fazer uma consulta com um cirurgião plástico de confiança para uma avaliação adequada.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).