Exames obrigatórios antes de realizar a cirurgia plástica

Exames para cirurgia plástica garantem segurança do paciente e qualidade dos resultados estéticos

A realização dos exames para cirurgia plástica é fundamental para que a intervenção seja realizada com mais segurança para o paciente.

Os exames solicitados pelo cirurgião plástico podem ser diferentes de acordo com o tipo de procedimento, no entanto, a maior parte envolve exames de sangue, urina e cardiológicos.

A seguir saiba a importância dos exames e quais devem ser realizados.

Qual a importância dos exames pré-operatórios?

Os exames pré-operatórios são solicitados com o objetivo de realizar uma investigação completa sobre as condições de saúde do paciente visando evitar que haja qualquer complicação no momento da cirurgia ou no pós-cirúrgico.

Alguma instabilidade de saúde previamente desconhecida pode contraindicar a realização da cirurgia devido aos riscos elevados, o que faz com que os exames devam ser considerados já no planejamento da cirurgia.

Portanto, o paciente deve entender os exames antes da cirurgia plástica como aliados para garantir sua segurança e melhores resultados estéticos com o procedimento, sem comprometer a saúde.

Quais exames para cirurgia plástica devem ser feitos?

A lista de exames que devem ser realizados para garantir a saúde do paciente é extensa. Conheça os principais deles e para que servem a seguir!

Exame de sangue

As análises sanguíneas estão entre as mais importantes para investigar a condição de saúde do paciente antes de um procedimento cirúrgico. Conheça os principais exames desse tipo:

  • hemograma: usado para investigar as quantidades de hemácias, leucócitos e plaquetas;
  • coagulograma: analisa a capacidade de coagulação do paciente, verificando o risco de sangramentos e hemorragias durante a cirurgia;
  • glicemia em jejum: verifica os níveis de glicose no sangue, visto que alterações desse tipo durante a cirurgia podem colocar a vida do paciente em risco e, posteriormente, prejudicar a recuperação com níveis altos de infecção;
  • dosagem de ureia e creatinina no sangue: esses níveis revelam se os rins estão funcionando corretamente;
  • dosagem de anticorpos: para verificar se o paciente tem alguma alergia e se o sistema imunitário está preservado.

Esses são os principais exames solicitados antes da cirurgia, no entanto, o cirurgião plástico pode solicitar investigações adicionais caso tenha alguma suspeita.

Exame de urina

Outro exame fundamental é o de urina. Ele é usado para investigar alterações renais e possíveis infecções.

Em geral, o especialista solicita o exame de urina tipo 1, também chamado de EAS. Essa técnica é bastante completa e investiga:

  • aspectos macroscópicos, como cor e odor;
  • fatores microscópicos, como presença de hemácias, células epiteliais, leucócitos, cristais e microrganismos;
  • aspectos como o pH, densidade e presença de outras substâncias na urina, como bilirrubina, cetonas, glicose e proteínas.

As alterações nesses indicadores podem representar alterações nos rins e no fígado.

Para investigar mais detalhadamente a presença de infecções, o especialista pode solicitar a realização da urocultura, que investiga detalhadamente a presença de micro-organismos responsáveis por processos infecciosos.

Exame cardíaco

Exame cardíaco para cirurgia plástica

Um exame para cirurgia plástica indispensável é o cardíaco. Em geral, opta-se pelo eletrocardiograma, conhecido por ECG, que avalia a atividade elétrica do coração.

Esse exame verifica o ritmo, velocidade e quantidades de batidas do coração, sendo possível identificar qualquer anormalidade que possa contraindicar a realização de uma intervenção cirúrgica.

O ECG é um exame rápido com duração média de 10 minutos. Ele não causa dor e não exige preparo específico.

Exames de imagem

A necessidade dos exames de imagem varia de acordo com o tipo de procedimento estético que será realizado. Ele é útil para avaliar a região que sofrerá a intervenção, avaliando integridade dos órgãos e características.

Alguns exemplos de cirurgias plásticas que demandam a realização de exames de imagem são:

  • mamoplastia: realiza-se uma ultrassonografia dos seios e da axila e, no caso de pacientes com mais de 50 anos, a mamografia;
  • abdominoplastia e lipoaspiração: é realizada uma ultrassonografia do abdômen e da parede abdominal para verificar a integridade das estruturas;
  • rinoplastia: utiliza-se a tomografia dos seios da face para verificar as estruturas nasais e definir a conduta cirúrgica.

Em geral, esses exames não demandam preparo, mas deve-se ficar atento às indicações do médico responsável.

Quando fazer os exames médicos?

Muitos pacientes tentam aproveitar exames anteriores para diminuir o “trabalho” necessário para realização do procedimento estético.

Destaca-se, entretanto, que os exames para cirurgia plástica devem ser feitos com menos de 3 meses da data da intervenção. Os exames realizados antes desse prazo não representam a condição real do paciente.

Por garantir a segurança do paciente durante a cirurgia, todos os exames solicitados pelo cirurgião plástico devem ser realizados dentro desse período.

Destaca-se que outros exames podem ser solicitados, além dos apresentados, caso o especialista julgue necessário para melhorar a investigação e reduzir riscos durante a técnica.

Por essas razões é fundamental realizar todos os exames solicitados e contar com um cirurgião plástico especializado e de confiança para conduzir todo o processo no pré-cirúrgico, durante a operação e no pós-operatório.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).

Deixe aqui seu comentário

*