Menu

Micropigmentação de sobrancelha: por que você precisa escolher um bom profissional

Os pelos da sua sobrancelha não crescem como você gostaria? O formato dela é estranho? Saiba como a escolha de um profissional experiente pode te ajudar

Estar com a sobrancelha bem preenchida, sem falhas e com o formato que você mais gosta sem ter que perder um tempão parece uma ideia muito boa, não é mesmo? Esses são alguns dos motivos pelos quais a micropigmentação de sobrancelha faz tanto sucesso.

Conhecido também como “maquiagem definitiva”, esse procedimento estético realmente é muito popular e oferece excelentes resultados, mas isso não significa que ele possa ser feito em qualquer lugar e por qualquer profissional.

Para que serve a micropigmentação de sobrancelha

Esse procedimento consiste em uma técnica de pigmentação da pele para definir o formato e corrigir falhas das sobrancelhas, deixando-as com um desenho perfeito ao preencher os espaços onde os pelos não crescem como deveriam.

A micropigmentação de sobrancelha é indicada para pessoas que se incomodam com as falhas (espaços sem pelos), que podem ser causadas por cicatrizes na região, e para quem tem poucos ou até mesmo nenhum pelo no local.

sobrancelha dicas de micropigmentação

Assim, com a micropigmentação, é possível dar uma aparência mais estética e natural às sobrancelhas, valorizando o rosto e especialmente o olhar e as expressões, deixando homens e mulheres com uma aparência mais jovem e bem cuidada.

Técnicas de micropigmentação de sobrancelha

A técnica mais usada hoje em dia é a chamada “fio a fio”, em que se desenham os pelos de maneira muito semelhante aos fios naturais, seguindo a mesma direção do crescimento.

O resultado fica bastante natural, mas ele pode ser ainda melhor se for aplicado o método 3D, que utiliza fios de cores e tamanhos variados para dar ainda mais naturalidade (no chamado “efeito sobrancelha ombré”).

Já para quem deseja apenas reforçar a coloração dos fios, deixando a sobrancelha um pouco mais destacada, é possível recorrer à técnica de micropigmentação esfumada. Nesse caso, o resultado será parecido com aquele obtido com o lápis próprio para sobrancelhas.

A técnica “compacta”, por fim, tem como resultado uma sobrancelha bem marcada, com ângulos bem definidos e a cor bastante intensa. Em geral, essa técnica não é muito utilizada porque a aparência fica muito carregada e artificial.

Como esse procedimento é feito?

Para que você saiba de antemão como sua sobrancelha vai ficar, é feito um desenho na região antes da aplicação do pigmento. Dessa forma, você pode aprovar o formato ou solicitar alguns ajustes até que a projeção fique do jeito que você deseja.

O pigmento é aplicado com um aparelho chamado dermógrafo, que tem uma agulha fina acoplada em sua extremidade. Pode ser utilizado um anestésico local para aliviar a dor em pessoas mais sensíveis.

Com essa agulha, o pigmento é inserido na epiderme, a camada mais superficial da pele. Esse pigmento é feito à base de glicerina e é antialérgico, de forma a evitar reações desagradáveis no rosto. O procedimento dura de 40 a 90 minutos.

Nos próximos 30 dias, haverá descamação da pele e uma parte do pigmento será eliminada, portanto é necessário aguardar esse período para ver os resultados e fazer os retoques se necessário.

Segurança na micropigmentação de sobrancelha

Quando ouvimos o nome “maquiagem definitiva”, podemos pensar que o procedimento não oferece muitos riscos. A micropigmentação de sobrancelha realmente é uma técnica segura, mas isso só será verdadeiro se o profissional e a pessoa observarem todos os cuidados.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para você ficar atenta:

  1. Micropigmentação de sobrancelha é diferente de tatuagem

Embora alguns estúdios de tatuagem ofereçam esse procedimento, é importante esclarecer que eles não são a mesma coisa. As duas técnicas consistem em depositar pigmentos na pele, mas os aparelhos, as agulhas e a execução são diferentes.

Na tatuagem, os pigmentos são depositados na derme, que é a camada intermediária da pele. Já na micropigmentação de sobrancelha, ele é depositado na epiderme, que é a camada mais superficial, e os traços são mais finos quando comparados aos de uma tatuagem.

Você também pode gostar de: Os procedimentos cirúrgicos mais procurados do Brasil!

  1. Observe os procedimentos de segurança da clínica

Mesmo que o pigmento seja aplicado na camada superficial da pele, o material utilizado deve ser estéril para evitar infecções na região e a transmissão de doenças. Esse é um risco muito sério quando a micropigmentação é feita em um local que não segue todas as recomendações.

Por isso, é essencial que você opte por um profissional de total confiança, com muita experiência, e que haja a supervisão de um médico dermatologista ou cirurgião plástico no local.

  1. A micropigmentação não é verdadeiramente definitiva

Apesar de ser conhecida como “maquiagem definitiva”, a micropigmentação não dura para sempre. Como o pigmento é aplicado na epiderme, que está constantemente passando por renovação celular, ele vai saindo gradualmente com o tempo, durando cerca de dois anos.

close em sobrancelhas de mulher
  1. Existem contraindicações para esse procedimento

A micropigmentação de sobrancelha não é indicada para pessoas que apresentem alergias ou infecções próximas à região, gestantes, diabéticos, pessoas que estejam fazendo tratamento com anticoagulantes e pessoas com tendência a formar queloides.

  1. Cuidados após o procedimento

Conforme as orientações do profissional, será recomendado utilizar produtos cicatrizantes e antissépticos nas sobrancelhas por alguns dias. Produtos gordurosos, como a vaselina, devem ser evitados, pois aceleram a eliminação do pigmento.

Você também deverá se proteger do sol e evitar tocar a região, cuidado para não coçar e sem utilizar lápis de sobrancelha, sombras ou pinça.

Ficou com vontade de fazer?

Quando todas as recomendações são seguidas, o resultado é uma aparência mais jovem e uma expressão mais definida, além da economia de tempo e de estar sempre com as sobrancelhas bem-feitas.

Se você se interessou pelo procedimento, nossa dica é agendar uma avaliação na clínica da Dra. Luciana Pepino, que conta com a supervisão da própria cirurgiã plástica e de uma fisioterapeuta dermato funcional para deixar você ainda mais bonita!

  • 11
    Shares