Como Tirar Bigode Chinês

como-acabar-com-bigode-chines

Saiba como você pode eliminar esse sulco que aparece entre a lateral do nariz e os lábios e conquiste um rosto mais jovem

Você já ouviu falar no famoso bigode chinês? Ele se trata daquela ruga que aparece da lateral do nariz e vai até o canto da boca – lembrando justamente a aparência do bigode de um senhor chinês!

O nome técnico dessas rugas é “sulco nasogeniano”, mas você também pode encontrar o nome “sulco nasolabial”. Elas podem ser notadas quando sorrimos, inclusive nas pessoas jovens, mas também aparecer mesmo quando a face está relaxada. Isso acentuando a aparência envelhecida.

Como se formam as rugas

Com o passar dos anos, nossa pele passa a produzir uma quantidade menor das fibras de colágeno e a elastina, os componentes que lhe conferem elasticidade.

Além disso, a velocidade de renovação celular da pele é reduzida, e com isso perdemos também o tecido fibroso e a rede vascular e glandular. Também acontece uma diminuição da proteção contra a desidratação das células.

O resultado de todas essas mudanças é o envelhecimento da pele. Outro ponto que pode ser levado em consideração é a perda de coxins adiposos (Fat Pads) e perda óssea, que reduzem a sustetanção facial.

Além da passagem do tempo, a genética e as modificações hormonais, que são muito difíceis ou até mesmo impossíveis de ser controlados, existem alguns outros fatores externos que podem antecipar o envelhecimento da pele.

Entre eles, estão o uso de tabaco, o consumo excessivo de álcool, a poluição, a alimentação inadequada e a exposição desprotegida ao sol e aos raios ultravioletas. O resultado de tudo isso são as temidas rugas, marcas de expressão e perda da firmeza da pele.

Tratamentos para acabar com o bigode chinês

O sulco nasogeniano é uma marca que pode causar desconforto para muitas pessoas, pois ela envelhece o rosto e acaba fazendo com que elas evitem sorrir para não dar destaque a essa ruga. Se esse é o seu caso, saiba que você não precisa evitar os sorrisos, pois existem várias opções de tratamento para esse sinal. Conheça as principais.

Preenchimento facial

Enquanto as rugas mais finas e superficiais, que surgem conforme a expressão facial, podem ser suavizadas com a aplicação do Botox®, as rugas estáticas são permanentes e surgem como uma consequência da perda da elasticidade da pele. Para tratar esse segundo tipo de ruga, o tratamento mais indicado é o preenchimento facial.

O preenchimento do sulco nasolabial é realizado com a aplicação do ácido hialurônico sintético, que imita o ácido hialurônico que existe no nosso organismo. Essa substância tem uma imensa capacidade de atrair moléculas de água, sendo muito importante na hidratação da pele.

O ácido hialurônico apresenta uma textura viscosa e pode ser encontrado no líquido sinovial (que fica dentro das articulações e ao redor dos tendões), no humor vítreo (que constitui o globo ocular) e no tecido conjuntivo, que faz o suporte e a união dos outros tecidos.

A pele contém cerca de 56% do total dessa substância. Quando somos jovens, nossa pele é rica em ácido hialurônico, sendo também lisa e elástica. Porém, com o envelhecimento, a produção do ácido diminui, resultando na diminuição da hidratação e da elasticidade da pele e contribuindo para a formação das rugas.

A aplicação pode ser realizada no próprio consultório, com anestesia local para minimizar o desconforto do paciente. A aplicação é feita com microagulhas bem finas e leva cerca de 15 minutos.

O resultado pode ser percebido logo após o procedimento, mas, como a região pode ficar um pouco inchada, ele será totalmente visível cerca de uma semana depois. A duração do efeito do preenchimento é de 12 a 18 meses.

Outros tratamentos

O preenchimento com ácido hialurônico é o tratamento mais utilizado para acabar com o bigode chinês, porém, dependendo do seu caso, pode haver outras opções e métodos a serem considerados com esse objetivo. Conheça:

  • Cremes anti-idade: em uma fase inicial, os cremes que estimulam a produção de colágeno podem ser uma opção para evitar o surgimento ou o agravamento do bigode chinês, mas o resultado não é tão visível quanto o resultado do preenchimento;
  • Peeling: quando o sinal ainda é fino e pouco profundo, o peeling com fenol provoca uma descamação na pele, induzindo o surgimento de novas células;
  • Radiofrequência: o aparelho de radiofrequência é útil para tratar a pele que apresenta flacidez, contraindo as fibras elásticas e a cútis, melhorando a aparência dos sulcos;
  • Laser de CO2 fracionado: o feixe de luz emitido pelo aparelho estimula o sistema de defesa, promove a oxigenação dos tecidos e aumenta a produção de colágeno, ajudando a rejuvenescer a pele;
  • Fios de sustentação: tem como objetivo reposicionar os músculos, a pele e o tecido subcutâneo da face com o uso de fios de ácido polilático, um material que estimula a produção de colágeno;
  • Lifting facial: cirurgia plástica para combater a flacidez do rosto e reposicionar os tecidos que “caem” com o passar do tempo, incluindo a suavização do bigode chinês e resultando em um efeito de rejuvenescimento. Pode ser feito com anestesia local com sedação ou anestesia geral. Dura de 4 a 5 horas, e o tempo de internamento é de 12 a 24 horas.
  • 8 Point Lifit: Tratase- de um lifting que tem por objetivo melhorar os contornos da face. O tratamento é feito com a aplicação de uma substância preenchedora, o ácido hialurônico.

Lembre-se: para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso, não deixe de buscar por uma clínica de cirurgia plástica. Um tratamento inadequado pode não surtir o efeito desejado ou, pior ainda, causar alguma lesão na sua pele.

CTA Ainda tem duvidas