Drenagem Linfática Caseira Emagrece?

A drenagem linfática é excelente para acabar com a retenção de líquidos e eliminar as toxinas. Saiba como fazê-la em sua casa

A drenagem linfática é um dos procedimentos mais requisitados nas clínicas, pois ele ajuda a acabar com a retenção de líquidos e a eliminar toxinas, que formam nódulos de gordura e dão origem à celulite.

Com esses dois efeitos, essa massagem é excelente para quem busca perder medidas, já que o corpo vai desinchar e diminuir alguns centímetros na silhueta.

Como fazer a drenagem linfática em casa

O ideal é sempre recorrer a uma clínica com fisioterapeutas devidamente habilitados para fazer a drenagem linfática. Porém, se isso não for possível, você pode experimentar a massagem na sua casa.

Para obter resultados, faça a massagem caseira pelo menos duas ou três vezes por semana. Saiba como fazer:

Preparação

O primeiro passo para fazer uma boa drenagem linfática na sua casa é tomar um banho ou pelo menos lavar muito bem as partes do corpo que serão massageadas. Isso é importante para remover qualquer resquício de suor ou de produtos cosméticos.

Em seguida, massageie a pele de forma suave, com movimentos circulares, para ativar a circulação. Também recomendado se deitar por 15 minutos com as pernas ligeiramente elevadas, apoiadas em um travesseiro alto.

Ativação dos gânglios

Em seguida, é necessário desobstruir os gânglios para que eles possam fazer a drenagem dos líquidos que estão acumulados.

Os gânglios das pernas se localizam atrás dos joelhos, os gânglios das coxas estão nas virilhas, os gânglios dos braços ficam nas axilas e, por fim, os do abdômen ficam ao redor do umbigo.

Nessas regiões, procure sentir pequenas estruturas arredondas sob a pele. Usando quatro dedos da mão, faça movimentos circulares sobre os gânglios por cerca de dois minutos.

Como fazer os movimentos

Você pode utilizar um creme ou um óleo para facilitar seus movimentos. É interessante escolher um produto com ingredientes ativos que ajudem a desintoxicar o corpo ou combater a celulite, por exemplo.

O princípio básico dos movimentos da drenagem linfática é que eles devem ser feitos sempre na direção do sistema linfático. Isso significa que os toques devem ser feitos sempre de baixo para cima: dos pés para os joelhos, dos joelhos para as coxas e das mãos para a axila.

Para as pernas e os braços, você deve usar o toque conhecido como bracelete, colocando as mãos em torno dessas regiões como se fossem uma pulseira e fazendo movimentos sempre para cima. Se preferir, você também pode utilizar objetos, como o bambu.

Na região da barriga, você deve deixar as mãos espalmadas e fazer movimentos circulares ao redor do umbigo.

Cuidados com a drenagem linfática caseira

O principal cuidado é com a intensidade dos movimentos. Assim como na drenagem linfática profissional, eles devem ser suaves, e nunca fortes ou muito rápidos. Se eles estiverem causando dor, alguma coisa está errada e é melhor interromper a massagem.

Se você tem varizes, você deve evitar os movimentos bruscos nessa região, pois você pode acabar machucando as veias e formando trombos.

A drenagem linfática caseira emagrece?

Se for feita corretamente, a drenagem linfática estimula nosso organismo a eliminar os líquidos que estão em excesso e melhora a circulação sanguínea.

Além disso, por atuar na camada de gordura, ela também promove a liberação das toxinas, que são direcionadas para os gânglios linfáticos e depois são eliminadas pela urina.

Com isso, essa massagem ajuda a combater a celulite, melhorando o aspecto das regiões atingidas, e também fazendo com que nosso corpo desinche. Isso, porém, não significa que a drenagem linfática emagrece, pois ela não promove a queima de gordura.

A redução das medidas da drenagem linfática se deve à eliminação dos líquidos em excesso, e não à eliminação da gordura. Por isso, você pode até pesar menos caso sofra com muita retenção, mas os quilos perdidos não são tecido adiposo que foi eliminado.

Isso também vai acontecer na drenagem linfática feita em clínicas, pois o objetivo dessa massagem não é emagrecer. Por isso, quem deseja perder alguns quilos precisa controlar a alimentação e investir nos exercícios físicos.

Por que fazer a drenagem linfática profissional

Embora você possa fazer a drenagem linfática em casa, existem alguns bons motivos para procurar profissionais devidamente habilitados para fazer essa massagem, como os fisioterapeutas.

Se os movimentos forem feitos de forma inadequada, a drenagem pode acabar causando lesões nos vasos e piorando o inchaço ainda mais.

Além disso, é preciso conhecer algumas condições em que a massagem é desaconselhada. Se você estiver com uma infecção, por exemplo, as bactérias podem ser conduzidas pelo sistema linfático, se espalhando pelo corpo.

Em pacientes com trombose, existe o risco de um coágulo se deslocar e atingir regiões muito delicadas, como os pulmões, trazendo complicações muito sérias.

Dessa forma, a melhor opção é sempre procurar um profissional de confiança para que a sua drenagem linfática tenha os resultados esperados e seja feita com toda a segurança para a sua saúde.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Suene Melgaço disse:

    Quem faz a Abdominoplastia com aplicatura abdminal, devido a diástase, não tem que andar curvada por pelo menos uns 15 dias??