Dicas para usar menos óleo na cozinha

Veja dicas de como reduzir o uso do óleo na cozinha.

Quem não usa óleo hoje em dia? Usamos óleo, basicamente, para fazer qualquer tipo de prato e, quando estamos sem ele, dá aquela sensação de que falta algo na comida. Porém, não é novidade ouvir que muita gente abusa da ingestão de óleo e acaba ficando com a saúde comprometida, além de engordar. Se você também está preocupada com sua ingestão de óleo, saiba que não é preciso deixar de consumi-lo. Você pode consumi-lo, entretanto, em menor quantidade. Mesmo que você tenha herdado de suas mães e avós aquelas antigas receitas que extravasam na gordura, é perfeitamente possível adaptar os pratos e usar uma menor quantidade de óleo, tornando a culinária muito mais saudável. Quer saber como fazer isso?

Grelhando com água

Em temperaturas mais elevadas, quando há a necessidade de virar alimentos que estiverem grudados, seja em chapas de ferro, equipamentos de grill ou usando a panela antiaderente, basta dar uma borrifada com um pouco de água para gerar o vapor. Porém, tome muito cuidado com as gotículas de água, que por estarem muito quentes podem acabar queimando facilmente qualquer região do corpo.

Deixe as frituras convencionais de lado

Praticamente tudo o que se faz na cozinha vai óleo, não é verdade? Também é verdade que alguns pratos utilizam muito mais óleo do que o indicado e colocam a saúde em risco, como é o caso das frituras. As frituras são submersas em óleo e concentram uma grande quantidade de gordura danosa, aquela gerada quando o óleo aquece. Ao invés de comer alimentos fritos, opte pelas versões grelhadas ou assadas.

O resultado fica tão gostoso quanto a versão frita e, ao mesmo tempo, com muito menos calorias. Para tal, basta untar uma assadeira com guardanapo melado em óleo antes de colocar o alimento, que precisa ser virado na metade do tempo para que ambos os lados atinjam a crocância.

Use panelas antiaderentes

Se a panela que você tem em casa é aquela que gruda toda a comida no fundo e você precisa ficar adicionando óleo para compensar, está na hora de aposenta-la e comprar uma panela antiaderente. As panelas antiaderentes apresentam uma camada especial, que faz com que os alimentos não grudem no fundo da panela, mesmo sem usar óleo. Esse tipo de panela é excelente para quem quer diminuir o uso do óleo, auxiliando também no próprio cozimento dos alimentos grelhados ou refogados, sem a necessidade de usar óleo em excesso para atingir o efeito.

Papel toalha e azeite dosador

Na hora de fazer a lista de compras, não se esqueça de incluir um azeite de boa qualidade – muito mais saudável que o óleo convencional. Porém, mesmo se tratando do azeite, o ideal é comprar vidros com bico dosador. Caso contrário, as garrafas podem derramar uma quantidade muito grande de óleo quando você quiser derrama-lo na panela. Com o bico dosador, você coloca exatamente o suficiente para preparar o prato e, com isso, não corre o risco de despejar demais.

Outro facilitador muito comum e que deve constar na lista do mercado é o papel toalha. Se você tiver derramado óleo demais na panela, basta reparar o erro com um pedaço de papel toalha, que vai absorver parte do excesso do óleo na panela. É sempre bom usar o papel toalha também quando for untar formas de bolo, já que ele ajuda a espalhar a gordura sem deixar excessos e sem sobrecarregar o alimento.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).