Dicas para uma pele mais bonita

Você já sentiu aquela sensação de que todo mundo o está observado, só porque você está uma espinha  super  vermelha no rosto? Pois é, às vezes, a dita cuja nem é tão grande, mas nos sentimos como se houvesse um vulcão em erupção em nossa face. Os famosos “cravinhos”, espinhas e miliuns, que são as bolinhas de sebo sobre a pele, ocorrem quando a nossa derme não consegue colocar pra fora as impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas.

A limpeza de pele é recomendada para pessoas que têm pele oleosa e sofrem com os cravos e espinhas indesejados. Quem tem a pele normal, o simples ato de lavar rosto com sabonete ou usar tônicos já retira as impurezas dos poros.

Se você se incomoda com estes “pequenos males”, que fazem uma machinha no nosso rosto, abaixo, estão algumas dicas para cuidados com a pele facial:

  1. A primeira orientação é de nunca espremer cravos e espinhas mais difíceis, faça isso somente com acne superficial;
  2. Antes de espremê-los, lave o rosto, de preferência com água quente, para que os poros sejam abertos;
  3. Molhe um algodão com água quente e o deixe sobre a pequena lesão;
  4. Aperte ao redor do cravo ou espinha, sempre pra baixo, mas se estiver difícil para a impureza sair da pele, não insista;
  5. Para os cravinhos, você pode molhar uma toalha na infusão de camomila, fazer uma “cabaninha” no rosto, até que sinta que a pele respirou;
  6. Depois, pegue um algodão e o molhe em água mineral ou tônico que costuma usar;
  7. Com os dedos envoltos no algodão esprema até que saia todo o cravo. Mas, lembre-se: se ele for difícil de sair, não insista para não danificar ou marcar a pele;
  8. Lave o rosto com sabonete para que as bactérias das glândulas sebáceas sejam removidas;
  9. É recomendado que se use uma máscara de creme, dessas que já são vendidas prontas. Se tiver pele oleosa, utilize uma máscara adequada ao tipo de pele.

Com estas orientações sua pele ficará mais linda. Mas, atenção: o procedimento não deve ser feito com frequência, já que o ato de mexer sempre na pele também estimula as glândulas sebáceas. Se você sofrer de acne em estados mais graves ou quiser melhores resultados com a limpeza de pele, consulte um dermatologista ou esteticista.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. ana disse:

    tenho a pele muito oleosa e cheia de cravos e espinhas, faço limpeza de pele, sempre, mas não obtenho o resultado esperado, pra dizer a verdade percebo que minha pele fica mais oleosa e produzindo mais cravos. faço em clínicas com produtos específicos para pele oleosa. máscara de argila. e tudo direitinho. tem algum tratamento que dE um impacto melhor, meu sonho é ter a pele linda limpa e livre desses cravos horríveis. obrigada.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Ana!
      Nesse caso o melhor a se fazer é procurar o seu dermatologista de confiança, ele é a melhor pessoa para te indicar um tratamento adequado. Caso não tenha nenhum dermatologista que te acompanhe, e se desejar, ligue para nós. Em nossa clínica temos uma dermatologista responsável pelos tratamentos de pele. Aqui você encontra nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos

  2. adorei todas as dicas. tentarei seguir algumas delas…