11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Dicas para quem tem pele oleosa

Saiba como cuidar da pele oleosa unindo etapas da skincare e também tratamentos profissionais

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cuidar da pele oleosa e acaba criando uma rotina que não é apropriada ao tipo de pele ou que tem uma ou outra etapa que mais atrapalha do que ajuda.

Pensando nesses desafios para estabelecer uma rotina de cuidados eficaz em caso de pele oleosa, separamos algumas dicas valiosas a seguir. Confira!

Como cuidar da pele oleosa com 8 dicas?

As dicas de como cuidar da pele oleosa vão desde a manhã até a noite e devem fazer parte de uma rotina de cuidados diários para os efeitos desejados.

1. Lave o rosto pela manhã

O primeiro passo, logo pela manhã, é lavar o rosto com um sabonete de limpeza adequado para a pele oleosa, como aqueles enriquecidos com ácido salicílico ou alfa-hidroxiácidos que vão ajudar no controle das glândulas sebáceas.

2. Hidrate o rosto

Uma confusão comum é achar que a pele oleosa não precisa de hidratação, mas não confunda as coisas.

Após a limpeza é fundamental usar um hidratante facial, preferencialmente com toque seco, que diminui a aparência de brilho da pele. Nesse momento você pode usar, por exemplo, a vitamina C que contribui na vitalidade da pele e é um poderoso antioxidante.

Caso opte por um sérum, ele deve vir antes do hidratante devido à consistência mais leve.

3. Use protetor solar diariamente

Após a hidratação é fundamental o uso diário do protetor solar, mesmo se for ficar em casa ou ambientes internos, pois a luz branca de lâmpadas e telas também causam prejuízos à pele.

Opte por um protetor solar específico para pele oleosa que terá um toque mais seco, evitando um brilho indesejado. Reaplique a cada duas horas.

4. Selecione corretamente os produtos

Um aspecto relevante de como cuidar da pele oleosa é sempre escolher produtos para esse tipo de pele, desde o sabonete e hidrante, até o tônico, demaquilante ou adstringente.

Cuidados com a pele oleosa

5. Cuidado na hora do banho

O banho muito quente é inimigo de todo o tipo de pele e nas oleosas ele promove uma eliminação excessiva dos óleos naturais da pele, causando o efeito rebote, no qual o organismo vai entender que a pele está muito seca e produzir ainda mais sebo.

Portanto, evite a água muito quente ou mesmo lavar o rosto várias vezes durante o dia, pois esse hábito também vai desencadear o efeito rebote.,

6. Tenha uma rotina de skincare antes de dormir

Os cuidados antes de dormir são fundamentais na rotina de skincare de quem tem a pele oleosa. A primeira dica é remover a maquiagem e impurezas com água micelar, adstringente ou demaquilante antes de lavar.

Em seguida, faça a lavagem com sabonete específico, use um tônico que pode ter ácido salicílico para potencializar a limpeza e finalize com um hidratante ou anti-idade de acordo com sua preferência.

7. Faça esfoliação semanalmente

A esfoliação uma ou duas vezes por semana é fundamental para quem tem a pele oleosa, pois refina a pele e deixa a face mais receptiva aos cosméticos de tratamento.

Dê preferência para produtos com microesferas de polietileno que eliminam as impurezas, mas são suaves, e também com alantoína, que acalma a pele. Lembre-se que a esfoliação deve ser suave e em movimentos circulares.

8. Invistas em tratamentos profissionais

Entre as opções de como cuidar da pele oleosa destaca-se a importância de somar cuidados profissionais com as rotinas caseiras.

Por exemplo, o peeling pode ajudar a amenizar a oleosidade da pele e também combater a presença de acne na pele. Esse tipo de tratamento deve ser feito com um profissional especializado, pois implica o uso de ácidos.

A definição dos cuidados para pele oleosa pode ser feita em conjunto com um especialista, ajudando nas etapas da rotina e também na escolha de produtos mais apropriados.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).