11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Dicas para fechar os poros

Conheça dicas valiosas para fechar poros dilatados.

Quem tem pele oleosa entende o incômodo de ter poros dilatados. Na verdade, a dilatação dos poros surge mais durante o verão, justamente por conta do suor excessivo, que se manifesta através dos poros, além do aumento da oleosidade em si, também sendo uma causa do calor. Mas você já se perguntou por que os poros ficam dilatados? O que ocorre é que, com o calor, as glândulas sebáceas tendem a produzir mais sebo para proteger a pele. Os poros são aqueles pontinhos pretos da pele e é de lá que saem os pelos, bem como a secreção sebácea. Quanto maior for o tamanho do pelo, menor será a glândula sebácea e em regiões com menos pelos – nariz, boca e olhos – a secreção tende a se intensificar.

Existe alguma relação entre poros dilatados e acnes?

Ao contrário do que muitos acreditam, existe, sim. A acne não é sempre fruto da má alimentação. Quando o sebo é produzido pelas glândulas sebáceas, a mistura da secreção com as células mortas tem como função proteger sua pele de vírus, bactérias e até mesmo do clima. Porém, quando o poro tem obstrução e a mistura do sebo com as células mortas é bloqueada de sair, ocorre então a sua inflamação (acne).

As causas podem variar bastante. Muita gente tem a pele oleosa por natureza e é comum que seus poros fiquem a maior parte do dia dilatados. Nesse caso, trata-se de uma predisposição genética. O fator envelhecimento também é uma causa natural da dilatação dos poros e vai acontecer cedo ou tarde com todas nós, uma vez que nossa pele vai perdendo sua elasticidade à medida que a idade avança. A exposição excessiva aos raios solares é outro fator que ajuda e muito na aceleração desse processo.

Quem tem poros dilatados pode usar maquiagem?

Sim, mas com cautela. Se você tem poros muito dilatados deve optar pelo uso de maquiagem líquida e oil free, deixando de lado a versão em pó. O motivo? Todos os produtos em pó penetrarão profundamente em sua pele e agravarão não só sua condição, mas podem muito provavelmente inflamar os poros e levar à formação de acnes, manchas e bolinhas. Na hora de retirar a make faça tudo com delicadeza. A dica é usar o demaquilante e, em seguida, lavar o rosto, visto que o demaquilante consegue higienizar e pele de forma mais profunda e, dessa forma, você não precisa esfregar o rosto e agredir mais ainda a pele.

O que posso fazer em casa para fechar poros dilatados?

Faça esfoliações

A esfoliação é ótima para ajudar a fechar os poros, justamente porque não deixa que as células mortas e aquela sujeirinha da pele oleosa prejudiquem os poros e desenvolvam acnes ou pontinhos pretos. Você pode fazer a esfoliação com um algodão embebido em água morna e esfregar delicadamente na pele.

Banho de vapor

Essa técnica ajuda a reduzir impurezas e gordura na pele. Podendo respirar melhor, os poros retornarão ao tamanho natural. Para fazer a técnica, ferva 1 panela com água e desligue o fogo. Agora, você vai aproximar o rosto do vapor – com cuidado! – e cobrir a cabeça com a toalha para o vapor poder ficar concentrado na região facial. A técnica é a mesma realizada para amenizar casos de sinusite.

Aplique máscaras faciais

Após ter saído do banho os poros ficam mais dilatados e esse é o momento ideal para aplicar tratamentos. O indicado é aplicar uma máscara de argila verde ou branca, uma vez que ela ajuda a eliminar toxinas e o excesso de gordura da pele, além de conter propriedades essenciais para tratar complicações na pele.

Limpe e hidrate o rosto

Ao levantar-se, lave o rosto com água morna. Após a lavagem, a hidratação pode ser feita com babosa, que tem propriedades benéficas para a pele e é ótima para tonificar o rosto e protegê-lo durante o dia.

Soro de leite

Esse é um remédio antigo usado para clarear a pele e que também serve para ajudar a fechar os poros. É simples! Durante a semana, lave o rosto antes de ir dormir e aplique uma pequena quantidade de soro de leite no rosto com o uso de um algodão. O ideal é deixar agir por 20 minutos e depois, lavar com água.

Outras dicas úteis:

• Não lave o rosto com água quente, já que isso estimula a produção de sebo.
• Não coma alimentos gordurosos para não aumentar a oleosidade no corpo.
• Evite usar muita maquiagem e NUNCA deixe de retirá-la para ir dormir.
• Ao maquiar-se, use um primer antes. Esse produto ajudará a fechar seus poros.
• Se for grave, procure um dermatologista para encontrar o tratamento adequado.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Célia Rejane disse:

    Obrigada pelas dicas…..
    Tenho pele oleosa e poros muito dilatados.