Dicas para ter mais disposição

O galo canta, o sol nasce – e a cada dia está mais difícil sair da cama? Todo dia você jura que no dia seguinte vai começar a correr, entrar para a academia, mas nada, fica para amanhã. Bem, você não é a única, mas também tem muita gente que já descobriu como ter mais disposição para aproveitar o dia, fazer exercícios, cuidar da saúde e do bem estar. Tudo o que você precisa é de uma boa dose de determinação para mudar alguns hábitos, sim, porque até a forma como você respira pode influenciar na sua disposição. Claro que nem todo mundo tem o mesmo ritmo, e quanto mais tarefas sobrepostas diariamente, mais difícil fica de ter ânimo. Mas com algumas dicas básicas é possível dar outro ritmo ao seu dia e sentir-se muito mais bem disposta o dia inteiro.

 

Cigarro, o eterno vilão

 

O cigarro é um dos vilões mais conhecidos e que, junto com o sedentarismo, faz com que a pessoa não tenha muito ânimo para nada que signifique esforço físico. Como basicamente o que movimenta o corpo são os músculos e eles dependem do oxigênio para que suas células sejam alimentadas – e que é conseguido através da respiração, quando os pulmões o enviam para o sangue, que alimenta as células – o primeiro passo é deixar o cigarro de lado, já que com ele não se chega a lugar algum. Literalmente. O segundo é levantar da cadeira e caminhar nem que seja 40 minutos umas três vezes por semana: isso faz tanto bem para o organismo que vai dar mais disposição para o resto do dia em vez deixá-la cansada. Para conseguir pelo menos esse início, há alguns outros hábitos que você deve mudar também.

 

Relaxe em um banho energizante

 

Tem banheira em casa? Aproveite para tomar aquele banho demorado e relaxante, mas debaixo do chuveiro também vale. Misture um punhado de sal grosso, manjericão, alecrim e qualquer erva aromática que te desperte os sentido e triture tudo no liquidificador. Passe pelo corpo esfoliando a pele, retirando camadas de células mortas e repondo energia. Quando sair, do banho, respire fundo. O presidente da Escola de Metafísica de Windyville (EUA), Laurel Clark, afirma que essa é uma das melhores formas de se energizar e ganhar disposição. Segundo ele, você deve sentar-se com a coluna reta, fechar os olhos e inspirar contando até seis, ficando a mente na respiração. Prenda o ar contando até três e tensionando os músculos do corpo, depois expire novamente contando até seis. Repita o exercício depois de 3s.

 

Quantidade certa de água o organismo afasta a fadiga

 

Claro que você já ouviu falar que devemos beber pelo menos dois litros de água por dia, então aí vai mais um bom motivo para isso: a desidratação é um dos principais fatores para a falta de ânimo. Sem água suficiente o volume de sangue diminui, e aí o corpo tem que trabalhar mais para levar nutrientes e oxigênio para as células, inclusive as musculares. Durante o dia, naquele lanchinho da tarde, por exemplo, coma uma maçã, que estabiliza a quantidade de açúcar no sangue, é rica em vitamina C, fibras e carboidratos que dão mais energia. Além disso, ela tem poucas calorias, é natural e, segundo uma pesquisa da Universidade da Flórida ainda diminui o colesterol ruim e evita o envelhecimento precoce. Com essas pequenas mudanças no seu dia-a-dia você vai se muito mais disposta o dia inteiro!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).