11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

7 dicas para se manter hidratada no verão

Mulher se hidratando no verão

Conheça dicas de hidratação para evitar problemas de saúde e estéticos no verão!

Nosso corpo é constituído por 70% de água, sendo que nas altas temperaturas do verão ele tende a suar mais e pode ficar desidratado, o que exige que dicas de hidratação sejam adotadas.

Existem várias formas de reduzir as chances de desidratação no verão que vão desde o consumo de água até outras dicas que podem alterar sua rotina. Confira!

7 dicas de hidratação para o verão

A perda de água do corpo ocorre de diferentes formas como ao suar, urinar e mesmo na respiração.

Se o consumo de líquidos não for suficiente para reposição, ocorre a diminuição dos sais minerais que são fundamentais para nutrição das células, órgãos vitais e reações bioquímicas.

Dessa forma, é preciso conhecer as dicas de hidratação no verão e, principalmente, adotá-las na sua rotina para garantir mais saúde.

1. Identifique o consumo diário de água

Apesar de ser muito comum a afirmação de que são necessários 2 litros de água por dia, esse valor não é exato para todas as pessoas, afinal, a quantidade de água muda de acordo com a estrutura física de cada um.

A recomendação é que a pessoa beba 35ml de água por kg. Dessa forma, uma pessoa com 50kg precisará consumir 1.750ml de água por dia enquanto uma de 80kg deverá beber 2.800ml.

Portanto, identificar o consumo adequado de água por dia é a primeira dica de hidratação. Mas lembre-se que se o dia estiver mais quente ou você fizer mais esforço físico é necessário aumentar esse consumo.

2. Diversifique o consumo de líquidos

Nem sempre a pessoa tem muita facilidade em consumir água, ainda que não seja um hábito ou preferência, o líquido deve ser consumido ao longo do dia.

Ainda assim é possível inserir outras opções de líquidos para repor a quantidade de água perdida no organismo e garantir a hidratação, entre eles destacam-se:

  • água de coco: tanto a versão natural como a industrializada contém baixas calorias e é rica em vitaminas e minerais ajudando a reposição de eletrólitos perdidos no suor;
  • chás: tanto os chás quentes como gelados podem ser usados para repor os líquidos do organismo;
  • águas aromatizadas: para quem tem dificuldade em beber a água pura uma opção é inserir limão, folhas de hortelã ou frutas para torná-la mais atraente ao paladar;
  • bebidas isotônicas: indicadas principalmente para quem pratica atividades físicas devido à alta concentração de sais minerais.

Independente do líquido da sua frequência a recomendação é sempre levar uma garrafinha com você para poder de reidratar independente do local que estiver.

3. Cuidado com as bebidas alcoólicas

Ainda que no verão beber mais cerveja ou outros drinks seja mais atrativo por serem refrescantes é preciso ter atenção para não exagerar no consumo.

As bebidas alcoólicas são diuréticas, o que significa que elas ajudam na perda de líquidos do organismo facilitando a desidratação.

A dica é intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água, o que vai garantir a hidratação e reduzir as chances de uma ressaca.

Mulher tomando água no verão

4. Saiba identificar sinais de desidratação

É importante reconhecer os sinais de desidratação para adotar uma resposta rápida para revertê-la. Entre as ocorrências mais comuns estão:

  • boca seca;
  • prisão de ventre;
  • dores de cabeça;
  • tonturas;
  • indisposição e cansaço;
  • ressecamento da pele;
  • redução da produção de urina.

Caso esses sinais estejam amenos beba bastante água e mantenha-se em um local fresco, mas caso os sintomas sejam intensos é fundamental buscar ajuda médica.

5. Use cosméticos na pele

Principalmente se você vai viajar para a praia e expor a pele ao sol, água salgada, vento e areia é fundamental adotar dicas de hidratação para pele.

Primeiramente, o uso do protetor solar é indispensável para reduzir a exposição à radiação solar que pode causar queimaduras e ressecar a pele.

Além disso, adote uma rotina de hidratação com cosméticos pós-sol e hidratantes para o corpo que evitam o ressecamento da pele nesses casos.

6. Coma frutas ricas em água

As frutas com grande concentração de água são boas aliadas para manter a hidratação e garantir uma alimentação mais leve, saudável e rica em nutrientes.

As fibras presentes nas frutas, verduras e legumes melhoram a saúde por garantir o funcionamento intestinal, sensação de saciedade prolongada, controle da glicemia e do colesterol.

Entre as opções que podem ser incorporadas abundantemente na dieta estão: abacaxi, melancia, melão, laranja, pêra, uva, morango, entre outras.

7. Evite atividades ao ar livre

Quanto mais você se expõe ao sol ou realiza atividades extenuantes ao ar livre maior será a perda de água no organismo, tanto pelo suor como pelo ritmo respiratório.

Dessa forma, a indicação é evitar essas situações, principalmente se tiver maior tendência à desidratação, como ocorre com idosos, crianças e gestantes.

Assim, o ideal é evitar atividades físicas entre as 10h e às 16h e também reduzir a exposição solar nesse período. Manter-se em ambientes mais frescos e úmidos é fundamental.

São diversas dicas de hidratação que ajudam a minimizar problemas de saúde e na aparência em decorrência da desidratação do organismo e da pele, sendo essencial incorporar esses bons hábitos na rotina durante o verão.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).