Detox pós festas e férias

Veja como retomar as dietas detox após o período de fim de ano.

Em época de fim de ano tudo se torna um motivo a mais para festejar e esbaldar-se com as maravilhas que são servidas nesse período. Por mais que muitas mulheres passem o ano todo preocupando-se com seu corpo, quando o fim de ano chega as listas de comidinhas gostosas já vão sendo preenchidas. O fato é que drinks, cervejas, bolos, carnes, pães, panetones e muitas outras delícias em excesso podem por a perder meses de exercícios e dieta balanceada. Se você também extrapolou nas festas de fim de ano e está querendo retomar sua dieta detox, muita calma nessa hora! É possível retornar à dieta sem frustrações, através de alguns truques que ajudarão a reeducar sua alimentação diária.

Dieta desintoxicante

Essa dieta é ideal para quem acabou de passar por períodos de festas, uma vez que apresenta um cardápio de baixo índice glicêmico, o que ajudará a conter a ressaca desde o início. Um corpo entupido de toxinas raramente se livra delas sozinho. A primeira coisa a ser feita é substituir alimentos com alto índice glicêmico pelos de baixo índice glicêmico. Isso irá ajudar a acelerar o metabolismo, favorecer a queima de gordura, produzir menos insulina e diminuir o apetite, melhorando também o rendimento nas atividades físicas. Além disso, como consequência, tem-se a diminuição do inchaço, aumento da disposição, melhora na qualidade da memória, sensação de rejuvenescimento e diminuição dos episódios de insônia.

Mantenha o foco, mas sem ansiedade!

Depois do período de guloseimas e do sedentarismo, é hora de voltar a botar o corpitcho para trabalhar. Os exercícios são importantes para controlar o peso e serão um ótimo aliado para ajudar na fase de recuperação da dieta detox. mas, vá com calma! Comece com exercícios mais leves e vá intensificando à medida que vai retomando a resistência. Na alimentação, comece com sucos, chás e alimentos mais leves. O consumo de sal deve ser diminuído e você pode abusar de alimentos como morangos, brócolis, abacaxis, abóboras, maçãs, maracujás, beterraba, aspargos e folhas verdes.

Frituras, carnes vermelhas e alimentos com lactose devem ser evitados ao máximo, pois são alimentos que engordam e causam inchaço. Os chás, em especial, são bons para amenizar a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço. Os chás diuréticos também são indicados para hidratar o corpo, desinchar a barriga e limpar o organismo das toxinas – erva-doce, camomila, chá verde, cidreira e hibisco, entre outros.

Veja abaixo 2 sucos detox eficientes:

Melancia e gengibre
Esse suco apresenta mais de 90% de água e é ótimo para limpar e hidratar o organismo, ajudando no trabalho dos rins. Tem vitaminas, minerais e fibras, o que auxilia no aumento da saciedade. No caso do gengibre, ele é o ingrediente mágico para quem quer perder peso. Conhecido por ser termogênico, o gengibre acelera o metabolismo e ajuda a reduzir o nível de colesterol e eliminar gordura em excesso.

Couve e laranja
Esse é outro suco bastante famoso entre as mulheres e que realmente funciona. No melhor estilo dos sucos detox, ele é saudável, refrescante e muito gostoso. O suco de laranja com couve também é conhecido como “suco clorofila” em algumas regiões e é concentrado em vitamina C, ajudando a combater a anemia, eliminar toxinas, limpar o intestino e prevenir doenças e o envelhecimento precoce.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).