Cuidados com a pele na praia

Cuidados com a pele na praia

Fique por dentro dessas dicas para mantê-la saudável e com um bronzeado impecável

Os cuidados com a pele na praia são detalhes que, geralmente, passam batidos pelas pessoas. É dezembro, mês onde o calor impera na maioria dos dias, e é bem provável que muitos estejam com a viagem programada, rumo ao litoral. As malas estão prontas com tudo que parece necessário, mas, em meio ao período de descanso e de diversão, alguns se esquecem de que a pele fica exposta, por vezes, até demais, e métodos de prevenção simples são ignorados.

Os cuidados com a pele na praia exigem rituais que precisam ser seguidos à risca para evitar manchas, queimaduras e, claro, o câncer de pele. Desde um bebê até um adulto, o protetor solar não pode faltar na bolsa. Antes de comprar qualquer um, é importante que você saiba que, quanto maior o FPS, maior é a proteção. Porém, esse é um detalhe que dependerá do tipo de pele, pois, quem é muito branquinha, o de FPS 30, por exemplo, pode não ser o recomendado. O segredo da proteção está na reaplicação, só assim o produto será eficaz.

No caso das mulheres negras, por exemplo, elas são beneficiadas por terem uma proteção natural na pele, mas isso não quer dizer que todas podem passar o dia inteiro tomando sol e saírem ilesas. Para manter os cuidados com a pele na praia, o protetor solar não pode ser esquecido. A dica que vale para todo mundo é escolher as versões que oferecem o bloqueio de raios ultravioletas (UVA e UVB), detalhe também muito influente para espantar queimaduras mais graves, bem como o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Além do protetor solar, os cuidados com a pele na praia também se estendem às mãos, às orelhas e aos pés. O rosto é o ponto onde há maiores ocorrências de câncer de pele, por isso, é importante usar o produto como também se proteger com bonés ou chapéus.

Cuidados com a pele na praia: o bronzeamento

 

Independente de qual seja o seu tipo de pele, o recomendado é fazer uma exposição solar de poucas horas para ter um bronzeado saudável e duradouro. Tudo porque os resultados começam a aparecer só depois de 3 dias, pois é o período em que a pele libera melanina, responsável em ajudar na mudança da coloração.

Os cuidados com a pele na praia também se estendem toda vez em que você der um mergulho. Por isso, sempre reaplique o protetor solar, até em tempo nublado e na sombra, dois momentos em que também há incidência solar, mesmo que muito fraca. Depois de um dia na praia ou na piscina, não se esqueça de hidratar a pele com cremes que estejam de acordo com o tipo dela.

Um dos fatores que acometem o organismo durante o verão é a desidratação. Porém, esse comportamento, sem a proteção necessária, pode ser desastroso. Além da água ser eliminada pelo suor, não reabastecer o corpo com líquidos pode provocar febre, desmaios e queda de pressão. Coma frutas também e aproveite os benefícios da água de coco.

Dica importante: caso apareça qualquer mancha desconhecida na pele, não hesite em consultar o dermatologista.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).