Menu

Cuidados com a pele negra no verão

Pele negra precisa cuidados, tal como a pele clara, é o maior órgão que temos, por isso venha conhecer as dicas para cuidar da sua pele no verão.

Se sua pele é negra, parabéns, vai adiar muito a compra de produtos com colágeno, pois é uma pele mais firme e possui mais melanina que a pele mais clara. Mas não tem como ficar sem fazer nada, não. Sua pele precisa ser cuidada e bem tratada, é o seu maior órgão. Vamos ver o que deverá sempre fazer para sua pele ter sempre o tom brilhante e saudável, mesmo em tempo de verão, quando a praia chama por si e o sol teima em manter-nos despertas mais horas.

Cuidado 1 – hidratação

A pele saudável é uma pele hidratada. A pele negra, por ser mais resistente ao calor, tem tendência a ser mais oleosa e por isso é fundamental escolher um bom sabonete que limpe a oleosidade em excesso e aplicar um creme hidratante próprio para pele negra. Deve fazer uma limpeza diária e uma esfoliação semanal, para permitir que os poros fiquem mais abertos e absorvam mais facilmente o creme hidratante.

Dica: prefira duches a banhos e água fria ou morna, já que a água quente vai estimular a produção de sebo.

Cuidado 2 – protetor solar

Sim, sim, sim, deve usar protetor solar. Segundo alguns dermatologistas o protetor com fator 20 ou superior deve ser o que você tem que ter sempre na sua mala. Mas outros falam e eu recomendo que use um protetor solar 30 ou acima. Correr riscos para quê? Lembre-se que deve aplicar o protetor solar pelo menos 1 hora antes da exposição solar. Deve ainda renovar a aplicação sempre que for à água (mesmo que na embalagem diga que é resistente à água) e evitar a exposição solar nas horas mais quentes

Dica: Aproveite e use acessórios que vão salientar sua beleza e protegê-la ainda mais: chapéu e óculos de sol não podem faltar!

Cuidado 3 – depilação certa

O crescimento do pelo na pele negra dá-se num ângulo inferior a 90º, o que aumenta a possibilidade de ter pelos encravados. Juntando isso ao fato da pele ter tendência para ser mais oleosa e por isso de ter maior possibilidade de formar espinhos e cravos, o nosso conselho é: aconselhe-se com um esteticista ou outro profissional competente sobre qual o melhor método de depilação para a sua pele.

Dica: Beba água. O corpo precisa de água, a pele fica mais bonita e mais saudável quando o seu organismo está devidamente hidratado.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).