11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como curtir o carnaval sem deixar de cuidar da sua pele!

Amigas e cuidados com a pele no carnaval

Adotar cuidados com a pele no carnaval é essencial para evitar queimaduras e ressecamento. Confira!

Para aproveitar a folia é essencial se lembrar de adotar cuidados com a pele no carnaval, independentemente se o programa é participar de bloquinhos, ir para a praia ou mesmo ficar em casa descansando.

Apesar da extensa lista de opções, muitas pessoas aproveitam os 4 dias para participar das festividades na cidade ou ir à praia e para curtir essa época com menos preocupações, os cuidados com a pele são fundamentais.

Com o extenso calor, mesmo quem está em ambientes mais protegidos devem seguir algumas recomendações. Saiba mais a seguir!

6 cuidados com a pele no carnaval

No carnaval as pessoas passam glitter, saem ao sol, usam fantasias e pinturas pelo corpo, tudo para aproveitar ao máximo essa data que, para muitos, está entre as mais aguardadas do ano.

No entanto, sem os cuidados adequados com a pele e a saúde, a curtição de carnaval pode se transformar em uma pele queimada e ressecada e quadros de desidratação.

A seguir saiba como curtir a festa, independentemente da programação, sem deixar os cuidados de lado.

1. Fazer a hidratação da pele

A hidratação da pele é a primeira dica e vale especialmente para quem aproveitará o carnaval nos bloquinhos de rua ou na praia.

O ideal é que a hidratação seja realizada logo após o banho, quando a pele está úmida e absorve melhor o produto aplicado.

Esse cuidado garante a reposição dos líquidos, combatendo o ressecamento, além de ajudar na recuperação da pele após a exposição continuada ao sol, que também causa a perda de água do tecido cutâneo.

2. Atentar-se aos produtos usados

Um dos principais cuidados com a pele no carnaval é o que vai ou não ser usado para adornar a produção, principalmente produtos que entram em contato direto com a pele. Entre os itens que merecem atenção estão:

  • glitter e purpurina: apesar de tornarem qualquer produção mais festiva, deve-se evitar seu uso próximo dos olhos para evitar irritações e optar por produtos hipoalergênicos e, preferencialmente, ecológicos;
  • rímel: não abuse do rímel e dê preferência para produtos a base de água;
  • sombra e lápis: cuidado com os excessos, principalmente no caso do lápis que pode deixar os olhos ressecados;
  • cílios postiços: apesar de ser um queridinho das festas, os cílios postiços devem ser aplicados com produto adequado e tendo o máximo de cuidado com os olhos, além disso, não devem ser reaproveitados;
  • tintas: as pinturas faciais e corporais são comuns no carnaval e para evitar problemas é fundamental usar apenas produtos recomendados para pele e que sejam antialérgicos ou à base de água.

Todos esses itens da maquiagem devem estar dentro da validade e serem removidos com um demaquilante específico após o dia de festa.

3. Usar sempre o protetor solar

O protetor solar é um item indispensável para quem quer cuidar da pele no carnaval. Mesmo se a programação é ficar dentro de casa, fazer uma trilha ou passear no parque ele é necessário.

Aplique o produto com fator de proteção de no mínimo 30 FPS cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol. Se for preciso, use tanto na face quanto no corpo, de acordo com o grau de exposição.

Lembre-se de reaplicar o produto a cada três horas, principalmente nas regiões que ficam mais expostas, como face, ombros, braços, costas e colo.

Dicas para cuidar da pele no carnaval

4. Beber água

Beber água entra sim entre os cuidados com a pele no carnaval, afinal, a hidratação de dentro para fora também é indispensável nesse período.

O risco de desidratação fica maior conforme o calor e o ritmo da festa. No bloquinho de rua, por exemplo, é essencial beber mais água do que o normal.

Principalmente se estiver ingerindo bebida alcoólica, lembre-se de intercalar o consumo com um copo de água, pois o álcool aumenta a desidratação do organismo.

5. Não dormir de maquiagem

Após o dia de festa de carnaval é normal chegar em casa cansada, mas não se deve abrir mão da etapa de higienização da pele.

É fundamental usar um demaquilante para remover toda a maquiagem e apenas depois lavar o rosto com água.

Uma dica aqui é usar a água micelar para remover não apenas a maquiagem, mas também as impurezas e resíduos que estejam acumulados na pele.

Lembre-se também de remover a tinta e glitter de todas as áreas do corpo, pois mesmo produtos hipoalergênicos podem apresentar irritação se não forem removidos corretamente.

6. Tonificar e hidratar a pele

Após a limpeza da pele, a dica é seguir a rotina de cuidados com a pele antes de dormir, como tonificando-a para fechar os poros e reestabelecer o pH adequado.

Em seguida, use um hidratante facial e corporal para que a pele recupere os líquidos e esteja mais bonita e hidratada para a festa do dia seguinte.

Caso após o carnaval você sinta que sua pele ficou sofrendo com o uso dos produtos, uma opção é fazer a limpeza facial ou mesmo um peeling, indicado para tratamentos mais profundos, como manchas e cicatrizes.

Seguir corretamente os cuidados com a pele no carnaval ajuda a manter a pele saudável e hidratada, mas é sempre recomendado buscar um especialista para verificar quais procedimentos estéticos podem ser realizados para obter melhores resultados.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).