Cuidados com a pele no calor

Cuidados com a pele no calor

Apresentamos algumas dicas para que você mantenha a pele bonita na temporada primavera-verão

Os cuidados com a pele no calor é um detalhe imprescindível para mantê-la longe de queimaduras, de manchas e de ressecamentos. Ao contrário do inverno, no verão ficamos mais expostos aos raios ultravioletas e, se não tomarmos alguns cuidados simples, pode ocorrer envelhecimento precoce, bem como câncer de pele. Quem tem a pele muito clara está mais propenso aos fatores negativos do banho de sol, especialmente quem tem sardas e olhos claros, mas isso não quer dizer que só esse grupo precisa tomar atitudes de prevenção.

Moramos em um país tropical, com tempo oscilante, mas que oferece um clima de calor propício para curtir a piscina ou a praia. Assim, muitas pessoas se jogam na diversão e se esquecem de cuidados essenciais como o uso do protetor solar. Uma das grandes prioridades quando alguém se expõe ao sol é se bronzear para ficar da cor do pecado. Isso faz muitas pessoas inventarem receitas mirabolantes que podem comprometer a saúde da pele. O protetor solar não interfere nesse comportamento e deve ser aplicado antes do banho de sol.

Além disso, o uso de protetor solar é obrigatório para intensificar os cuidados com a pele no calor, independente se você curtirá a piscina ou enfrentará o trajeto trabalho-casa. Compre um destinado ao seu tipo de pele, com FPS adequado, pois isso prevenirá contra os raios ultravioletas. Não pense que um creme hidratante basta, pois ele não foi feito para garantir esse tipo de proteção. O protetor solar precisa ser reaplicado a cada duas horas ou logo após o mergulho.

Para escolher o FPS ideal, ele deve ter filtros mais altos, de 30 para cima. Porém, é preciso ficar de olho nesses produtos que podem ajudar no aumento da oleosidade da pele.

Outros meios para manter os cuidados com a pele no calor

Os óculos escuros são os melhores amigos para quem se preocupa em manter os cuidados com a pele no calor. Eles auxiliam na proteção dos olhos, uma região muito sensível, contra os raios ultravioletas. O uso de boné ou de chapéu também é permitido, pois protege o couro cabeludo. Para quem gosta de praticar atividades físicas a céu aberto, passe protetor específico nos lábios e nas orelhas, e use roupas que absorvem o calor.

A dica não menos importante para manter os cuidados com a pele no calor é evitar o sol antes das 10hrs e depois das 16hrs, pois são os períodos que marcam a maior incidência de raios ultravioletas. Se você passou por procedimentos estéticos na pele, como peelings químicos, evite o contato com o sol, pois pode trazer manchas e comprometer o processo de recuperação. Tenha o hábito de fazer uma esfoliação também para afastar cravos e espinhas.

Ao se deparar com manchas ou pintas suspeitas na pele, não hesite em consultar um médico.