11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados com a pele madura

Quais cuidados ter com a pele madura

Entenda quais cuidados com a pele madura podem ser incorporados na rotina e também quais são as opções de tratamentos estéticos profissionais.

Os cuidados com a pele madura podem contribuir para reverter alguns sinais da idade, mas também prevenir e proteger a pele, sendo fundamental ser adotado, independentemente da idade.

Atualmente, a Medicina, tendo o avanço tecnológico e de pesquisas científicas como aliados, alcançou uma série de melhorias nos tratamentos estéticos e dermocosméticos, mas também difundiu cuidados diários que contribuem na saúde da pele. Confira a seguir!

6 cuidados com a pele madura

Entender quais os melhores cuidados com a pele madura garante uma rotina mais saudável à derme e também conhecer a opção de procedimentos e tratamentos que promovem o rejuvenescimento facial.

1. Temperatura da água

Recomenda-se que, quanto mais idade, maior seja adesão aos banhos mornos ou mais frios. A água quente reduz o manto hidrolipídico que protege a pele, favorecendo o ressecamento cutâneo e o efeito rebote em alguns casos.

Dessa forma, seja na sua rotina de cuidados com a pele ou durante o banho, a recomendação é reduzir a temperatura da água.

2. Use hidratante diariamente

Com o avanço da idade, o organismo reduz a produção de substâncias importantes, como o ácido hialurônico, que contribui na hidratação da derme, a elastina e o colágeno, que garantem elasticidade aos tecidos.

Essas ocorrências fazem com que seja mais importante adotar uma rotina de hidratação da pele, tanto da face como do corpo.

No rosto recomenda-se que a hidratação faça parte da rotina de skincare da manhã e da noite, devendo ser realizada diariamente junto com a limpeza, tratamentos específicos e proteção.

No corpo deve-se usar o hidratante com frequência, principalmente após o banho quando o corpo está úmido, o que facilita a absorção dos nutrientes.

3. Proteja os lábios

Um dos locais mais sensíveis às oscilações de temperatura e desidratação são os lábios, de forma que com o tempo seco eles podem ressecar e até rachar.

A falta de consumo adequado de água também pode ser uma das causas. Portanto, além da ingestão diária de água para uma hidratação de dentro para fora é importante investir em produtos específicos, preferencialmente com proteção solar durante o dia.

4. Reduza a exposição ao sol

A exposição solar deve ser controlada em todas as idades, principalmente entre os cuidados com a pele madura que pode ter mais tendência a ressecar ou formar manchas.

Dessa forma, reduza a exposição ao sol nos horários de maior incidência, com após as 10h da manhã até às 16h da tarde.

Outra dica essencial é passar protetor solar diariamente, com a primeira aplicação pela manhã e reaplicações a cada 3 horas para continuidade da proteção.

5. Invista nos antioxidantes

Os dermocosméticos com antioxidantes são importantes aliados na prevenção do envelhecimento facial. Eles devem ser aplicados antes do protetor solar e promovem uma camada extra de proteção.

Além disso, os antioxidantes combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento e destruição celular, acelerando o envelhecimento.

Os antioxidantes também podem estar presentes na alimentação, como com a laranja e acerola (vitamina C), cenoura (carotenoides) e uva (resveratrol).

6. Procedimentos estéticos

Atualmente, diversos procedimentos estéticos contribuem com os cuidados com a pele madura promovendo a prevenção de sinais e amenização daquelas já existentes. Algumas opções incluem:

  • aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, para amenizar as rugas dinâmicas e linhas de expressão;
  • aplicação de ácido hialurônico para preenchimento de sulcos faciais e hidratação da pele;
  • fios de sustentação para efeito lifting sem cirurgia e estímulo à produção de colágeno;
  • carboxiterapia, para amenizar as olheiras, cicatrizes na pele e depósitos de gordura, como na papada.

Portanto, são diferentes procedimentos estéticos que contribuem entre os cuidados com a pele madura sendo essencial uma avaliação especializada para determinar qual técnica é a mais apropriada ao seu caso. Agende sua consulta aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).