11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados com a pele depois dos 60

Veja os cuidados com a pele depois dos 60

Veja quais são os principais cuidados com a pele depois dos 60 e crie sua rotina

A pele é nosso cartão de visitas. Primeira coisa que as pessoas notam a nos encontrar e primeiro lugar a dar indícios de que estamos envelhecendo. O processo de envelhecimento trás consigo algumas condições que são inerentes ao ser humano de maneira geral. A perda de hidratação, de oleosidade e de elasticidade naturais da derme fazem com que os cuidados com a pele depois dos 60 anos sejam ainda mais específicos e importantes do que o que estamos acostumados. 

Ao envelhecermos, todo o organismo se transforma e se fragiliza. O ressecamento característico desta idade pode causar coceiras, microlesões e até pequenas infecções na pele. Depois dos 60 anos, ou até um pouco antes, é preciso adaptar e modificar a rotina de autocuidado, de hábitos alimentares e de skincare. Existe, contudo, cuidados diários que ajudam a preservar, proteger e estimular a pele a reagir melhor aos efeitos do avanço da idade.

Principais cuidados com a pele depois dos 60 anos

  1. Esfrie a temperatura do banho e os torne mais curtos

Tomar banhos quentes piora o ressecamento da pele e isso desfavorece muito quando estamos pensando em pessoas com processo de envelhecimento avançado. O segredo é tomar banhos em que a temperatura esteja o mais próximo de morna possível e evitar a esfoliação da pele ao esfregá-la com a bucha.

  1. Hidrate-se por fora e por dentro

Com os poros da pele abertos depois do banho, não se esqueça de passar o hidratante mais indicado para seu tipo de pele. Existem os emolientes, que promovem um aumento da camada de gordura, os umectantes que servem para melhorar a quantidade de água e, também, os oclusivos, que evitam o processo de evaporação dos líquidos da pele. É importantíssimo que você tome ainda mais água diariamente do que de costume, ok?

  1. Invista em produtos antioxidantes

Os antioxidantes são os responsáveis para combater os radicais livres (moléculas que causam o envelhecimento celular). Leia a formulação de seus cremes para a pele e veja que possui este tipo de princípio ativo. Além disso, é possível ingeri-lo naturalmente por meio de alimentos como cenoura, tomate, laranja, uva, maçã e muitas outras opções que são ricas em vitamina C. Cuidar da alimentação é um hábito que precisa estar na rotina diária por toda a vida e não pode ser deixado de lado!

  1. Protetor solar

Talvez você tenha escutado sobre a importância do protetor solar durante toda a vida, não é? Isso porque os danos dos raios solares são cumulativos, agressivos e profundamente prejudiciais à pele. Procure por um filtro solar específico para o rosto e que seja indicado para o uso diário. Não se esqueça de que mesmo sem o sol efetivamente, os raios solares estão presentes até nos dias nublados, endo recomendado o uso de filtro solar.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).