Menu

A Primavera Chegou! Saiba Quais Cuidados com a Pele Você Deve Tomar Durante a Estação

primavera

Com as temperaturas subindo, os cuidados com a pele devem acompanhar as mudanças na temperatura

Os dias de frio intenso ficaram para trás! Agora, com a chegada da primavera, experimentamos cada vez mais dias quentes e propícios para ficar ao livre, seja em parques, clubes ou na praia.

Com essa mudança no tempo trazida pela estação das flores, também se modificam os cuidados com a pele para mantê-la saudável e bonita. Confira as dicas que preparamos para você:

O uso do protetor solar se intensifica

protetor solar

Com a subida da temperatura, surgem mais oportunidades em que nos expomos ao sol, como passeios ao ar livre, tardes na piscina e idas à praia. Por isso, o uso do protetor solar é intensificado com o intuito de evitar as queimaduras.

Mesmo no inverno é necessário usar filtro solar diariamente. A radiação atravessa nuvens e janelas e, mesmo nos dias frios, ela causa danos ao DNA das células, acelerando o envelhecimento.

Na primavera, quando começamos a passar mais tempo em ambientes externos, esse efeito é ainda mais severo. Por isso, um dos cuidados com a pele é justamente caprichar ainda mais no filtro solar.

Sem ele, a pele fica mais sujeita ao surgimento de rugas e manchas, acelerando o envelhecimento. Por isso,  no dia a dia é preciso aplicar o filtro com FPS 30 pela manhã, antes de sair para almoçar e no meio da tarde.

Além disso, passar algumas horas desprotegida em volta da piscina pode render queimaduras sérias e muito doloridas. Para garantir sua proteção, aplique o filtro 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique depois de entrar na água ou transpirar.

A limpeza também entra nos cuidados com a pele do rosto

Limpeza de pele

A limpeza de pele continua sendo um dos cuidados mais importantes, principalmente quando falamos dos cuidados com a pele oleosa, que pode ficar mais brilhosa do que no inverno.

Por isso, todas as noites, devemos fazer uma limpeza caprichada para remover maquiagem, resíduos de poluição e outras impurezas.

Para isso, porém, não devemos utilizar os sabonetes comuns nos cuidados diários com a pele. Cada tipo (seca, oleosa, mista, normal) precisa de um produto específico, preferencialmente indicado por um médico especialista.

Evite utilizar água muito quente, pois ela pode remover óleo demais e causar um efeito rebote, estimulando a pele a produzir ainda mais oleosidade. Também é aconselhável evitar as esponjas e utilizar a espuma para massagear o rosto.

Acne e cravos precisam de uma atenção especial

Acnes e Cravos

Se você tem tendência a desenvolver acne e cravos, um dos cuidados com a pele na primavera é justamente recorrer a um tratamento contra esses problemas.

Embora a elevação da temperatura não cause um aumento na produção do sebo, nos dias quentes a sensação de pele brilhosa pode se intensificar, piorando a situação.

Nesses casos, a limpeza feita em casa pode não ser suficiente para dar conta da oleosidade. Por isso, você não deve esperar até a chegada do verão para buscar orientação médica, ou esses problemas podem se agravar ainda mais.

Os cuidados com a pele oleosa podem incluir a aplicação de produtos tópicos, uso de sabonetes especiais e esfoliantes e mesmo procedimentos como o peeling químico.

Vale lembrar que mesmo quem tem pele oleosa deve usar protetor solar. Nesses casos, é melhor optar por versões oil free.

Os cuidados com a pele na primavera também vêm de dentro

tomar água

Além de aplicar cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele, os cuidados com a pele na primavera também dependem da hidratação que vem de dentro.

Isso significa que a ingestão de água deve ser intensificada para garantir que você está repondo todo o líquido perdido durante o dia por meio do suor. Aproveite para beber também muitos sucos naturais e água de coco.

Além disso, você pode aproveitar a temperatura mais alta para aumentar o consumo de frutas hidratantes, como a melancia, o melão e o abacaxi.

Manchas herdadas do inverno

manchas do inverno

Na primavera, quando voltamos a prestar mais atenção no nosso corpo e na nossa pele, podemos notar o surgimento de algumas manchas que apareceram no inverno.

Este é o caso de manchas brancas irregulares que podem surgir no rosto, nas laterais dos braços e no tronco. Conhecidas como eczemátides, essas manchas correspondem a áreas de ressecamento da pele.

Elas costumam surgir durante os dias mais frios, sendo causadas pelo excesso de banhos com água muito quente e falta de hidratação da pele.

É importante consultar um médico especialista para diferenciar manchas eczemátides, alergias e micoses e obter o melhor tratamento.

Procure sempre a orientação de um especialista

Às vezes, na tentativa de melhorar a textura da nossa pele, acabamos tomando algumas medidas que na verdade podem ser prejudiciais.

Um bom exemplo é lavar o rosto em excesso com o intuito de controlar a oleosidade, mas que no fim das contas pode acabar causando um efeito rebote e aumentando ainda mais a produção de sebo.

Por isso, antes de começar a usar um produto novo ou recorrer a um procedimento estético, é importante consultar a opinião de um médico especialista, seja em clínicas de dermatologia ou de cirurgias plásticas.

Somente uma avaliação presencial permitirá que o médico identifique as características e problemas da sua pele, estando apto a sugerir os melhores tratamentos para cada caso em particular.

  • 19
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).