(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar

Veja como funciona a correção de cicatrizes

Dizem que cicatrizes são histórias de vida, mas, cá para nós, nenhuma mulher gosta de mostrar histórias desagradáveis. Muitas cicatrizes acabam sumindo com o tempo, mas em outros casos o processo natural do próprio organismo não consegue dar conta. Se forem muito profundas ou muito extensas, elas podem afetar a autoestima, causando danos psicológicos que podem, inclusive, se refletir na vida pessoal. A maioria, no entanto, pode ser corrigida através de procedimentos de cirurgia estética, que tem por objetivo nivelar a pele em termos de cor e textura de forma que fique a cicatriz fique o mais discreta possível.

O tipo de tratamento vai depender do tipo de cicatriz e seu volume

O resultado dependerá do estado da cicatriz, classificada como normal ou normotrófica (quando é pequena) ou hipertrófica (em relevo por falta de colágeno). As queloides, no entanto, são as de solução mais difícil porque elas não param de crescer justamente pelo motivo oposto às hipertóficas: há produção exagerada de colágeno. Elas costumam coçar e ter uma aparência dura e avermelhada. O tipo de tratamento vai depender do tipo de cicatriz, mas as queloides costumam necessitar de correção cirúrgica e alguns cuidados pós-operatórios, como placas de silicone e curativos de compressão.

Nivelamento com a pele costuma ser o procedimento mais comum

Aquelas deixadas pelas acnes, pequenos acidentes ou causadas por incisões cirúrgicas, por exemplo, na maioria das vezes precisam ter a pigmentação reduzida e serem niveladas com a pele. O tipo de tratamento será indicado com o cirurgião, mas os mais indicados costumam ser a microdermoabrasão e a dermoabrasão, que fazem uma raspagem cirúrgica removendo a camada afetada. O preenchimento costuma ser muito procurado nesses casos, mas precisa ser frequentemente refeito. Já o peeling químico promove o mesmo efeito através de substâncias que penetram na pele e transformam tanto a textura quanto a cor no local. Clareamento e tratamento a laser também são opções de resultados bastante satisfatórios.

Pós-operatório bem feito é essencial para um resultado positivo

Seja como for, apenas o cirurgião poderá determinar, junto com a paciente, qual o melhor tratamento, levando em consideração o tipo de cicatriz, a sensibilidade da pele e também os cuidados que deverão ser cuidados depois do procedimento, que costumam ser bem delicados – e, em alguns casos, pode até precisar ser refeito. De qualquer forma, quando for procurar o método estético mais adequado é preciso ter em mente que a correção de cicatrizes não é um procedimento simples, que a elimina de uma hora para a outra. É preciso calma, paciência e um pós-operatório muito bem feito para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.



Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp