11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como controlar o colesterol em tempos de pandemia?

Saiba como controlar o colesterol na quarentena

Veja as principais dicas de como controlar o colesterol em casa

Você sabia que dia 08 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Controle do Colesterol? 

Neste dia, diversas instituições de saúde procuram promover a conscientização da população sobre os diferentes tipos de colesterol e a importância de mantê-los sempre em equilíbrio. 

Controlar o colesterol é essencial para o nosso bem-estar geral, interferindo diretamente na nossa saúde. 

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, aproximadamente 40% dos brasileiros possuem níveis altos de colesterol e, mundialmente, ao menos 17,5 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas à falta de controle do colesterol. 

A boa notícia é que a mudança de alguns hábitos simples já pode interferir positivamente nos níveis de colesterol presentes no organismo.

A seguir entenda melhor quais são os tipos de colesterol e as principais dicas de como manter um equilíbrio saudável entre eles. 

Os três tipos de colesterol

LDL (colesterol ruim)

O LDL (Lipoproteínas de baixa densidade) é o tipo de colesterol conhecido como ruim. É ele que pode prender-se nas paredes das artérias e formar as placas de gordura que são tão prejudiciais para a passagem no sangue. 

Ele é o responsável por provocar desde dores no peito a ataques cardíacos e demais doenças do coração.

HDL (colesterol bom)

Já o HDL (Lipoproteínas de alta densidade) é responsável por controlar o colesterol em excesso no organismo, quanto maior for o índice da sua presença nas artérias, menor será a possibilidade de desenvolver doenças cardíacas ou mal-estar relacionado ao colesterol ruim. 

VLDL

O terceiro tipo de colesterol, o VLDL (Lipoproteína de densidade muito baixa) é do tipo que transporta um tipo diferente de gordura que está presente na corrente sanguínea e também atuam no estímulo do acúmulo dessa gordura nas artérias, causando doenças cardíacas assim como o LDL.

Dicas de como controlar o colesterol em casa

Dicas que te ajudarão a controlar o colesterol

 

O estilo de vida e os hábitos diários se relacionam diretamente com o ato de controlar o colesterol. É possível manter um equilíbrio saudável das taxas com alterações pontuais na rotina. 

Exercícios físicos, mesmo que sendo realizados em casa, são uma ótima maneira de iniciar estas mudanças. Caminhar, andar de bicicleta, escolher treinos leves que possam ser realizados diariamente, ou substituir o elevador pela escada já ajudarão diretamente no controle.

A alimentação será o seu segundo pilar para controlar o colesterol em tempos de pandemia. Dê preferência aos peixes e frangos do que em consumir carne vermelha, por exemplo. 

Inclua grandes quantidades de verduras, legumes e frutas frescas, evite alimentos fritos no óleo, retire a gordura excedente nas carnes e frango e procure diminuir a quantidade de creme de leite, chocolate, sorvete e produtos embutidos. 

Ficar de olho na alimentação e procurar movimentar-se sempre que possível te farão controlar o colesterol de maneira rápida. 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).