Menu

Conheça os benefícios do Feijão e veja qual o melhor para dieta!

Qual feijão emagrece mais? Veja seus diferentes tipos e benefícios.

Já sabemos que o feijão nosso de todo dia é, de longe, um dos alimentos que mais nos faz bem. O feijão possui a combinação perfeita de uma série de nutrientes importantíssimos para nossa saúde. Um dos ingredientes mais tradicionais da culinária brasileira (arroz com feijão), o feijão traz um banho de benefícios e atira nosso sistema imunológico lá no alto. O fato é que, por outro lado, ele também pode engordar se for consumido em grandes quantidades, exatamente por não se tratar de um alimento com baixos níveis calóricos. Para quem está de dieta e quer perder peso, mas sem deixar de consumir feijão, existem, contudo, aqueles mais leves e que não deixam de oferecer-nos seus benefícios maravilhosos.

Conheça os diferentes tipos de feijão e seus benefícios.

Feijão Carioca

Feijão marrom rajado e o mais popular no Brasil. O feijão carioca geralmente é consumido com arroz branco e acompanhado de frango, carne ou peixes. Esse feijão, além de conter nutrientes essenciais que ajudam a manter a saúde do corpo em dia, combatem a diabetes e o colesterol alto.

Feijão Preto

Esse tipo de feijão – como já sabemos e adoramos! – é muito usado na feijoada e é um dos mais potentes por conter altos índices de ferro, o mineral que auxilia no combate à anemia. O feijão preto, consumido principalmente nas regiões sul e sudeste, também ajuda a controlar a hipertensão e diminuir o colesterol.

Feijão Branco

O feijão branco é usado em várias dietas de emagrecimento e é o mais rico em faseolamina, glicoproteína que dificulta a absorção dos carboidratos. Por conta de sua cremosidade, seu caldo também é usado para preparar sopas, saladas e pratos mais elaborados. Ele é mais consumido nas regiões sul e sudeste.

Feijão Fradinho

O feijão fradinho é o tipo de feijão mais usado no preparo de acarajés, podendo ser usado também como ingrediente em saladas ou acompanhar peixes. Ele é rico em fibras, ferro, zinco, manganês, potássio e proteínas, sendo uma opção para quem não quer engordar muito, pois é pobre em calorias. O feijão fradinho combate doenças cardíacas e controla o diabetes, além de curar gripe e feridas e proteger as mitocôndrias, estruturas no interior das células que ajudam a gerar energia.

Feijão Azuki

É o mais conhecido e – como o próprio nome indica – vem da culinária japonesa, sendo mais famoso na região de São Paulo. Na dieta vegetariana, ele é muito incluído nas feijoadas, por exemplo. Leve e saudável, esse feijão é ótimo para quem tem pedra nos rins ou na vesícula, devido a suas propriedades diuréticas. É excelente fonte de nutrientes e fortalece os ossos, bexiga, rins, ajudando também na constipação intestinal.

Feijão Vermelho

É um grão pequenino, mas com sabor forte e cor avermelhada. Esse feijão é muito usado na culinária francesa – principalmente no preparo de sopas. Ele contribui para a perda de peso, diminui os níveis de colesterol e é fonte de substâncias que combatem os temíveis radicais livres, ajudando na circulação, evitando o envelhecimento precoce e protegendo contra hipertensão e tumores.

Qual deles é melhor para quem quer emagrecer?

Entre todos os tipos de feijão que citamos, o branco sai na frente por ser mais saudável e, ao mesmo tempo, mais leve. Além de ser rico em ferro, fósforo, potássio, zinco e proteínas sem gordura, a faseolamina ajuda a bloquear a absorção de gorduras, ajudando no controle da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares e reduzindo o nível de triglicérides no sangue. Não é à toa que ele é muito consumido em saladas – o feijão branco, de fato, ajuda a emagrecer e é ótimo para quem está de dieta!

No emagrecimento, ele atua como um bloqueador de açúcares, sendo capaz de diminuir a ação da enzima alfa-amilase, responsável por quebrar a digestão dos carboidratos. Sem a atuação dessa enzima, o corpo não consegue absorver moléculas de gordura e, em média, estima-se que é possível eliminar entre 4% e 5% do peso no decorrer de 30 dias de consumo. Isso torna o feijão branco o feijão ideal para dietas de emagrecimento e para quem sofre de diabetes e tem a necessidade de ingerir menos açúcares.

  • 8
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).