11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Dicas para não perder a produtividade em casa

Dicas de produtividade em casa

Dicas de como ser mais produtivo englobam fazer atividades, mas também manter o bem-estar físico e emocional

Com a quarentena imposta à população devido à pandemia de coronavírus muitas pessoas estão buscando formas de como ser mais produtivo em casa.

Essa demanda é buscada pelas pessoas que estão fazendo home office e também aquelas que estão em casa aguardando a fase de isolamento social acabar. Independente da situação individual, a produtividade pode ser afetada no período.

Como ser mais produtivo em 11 passos?

Estratégias de como ser mais produtivo são necessárias a todos, pois mesmo quem não está trabalhando de casa sente a necessidade de preencher o tempo.

A seguir apresentamos 11 dicas de como manter a produtividade em casa, seja para quem está em home office como também para quem está em isolamento social.

1. Estabeleça uma rotina

A rotina pode ser vista como uma aliada nesse momento de incertezas, pois com mais tempo livre é preciso conseguir preenchê-lo para vencer o tédio e não se render a hábitos ruins, como não ter horário para comer, dormir ou informar-se.

Principalmente se estiver trabalhando de casa, defina um horário para começar e terminar.

2. Não durma demais

Quando ficar em casa é uma recomendação de saúde, uma das primeiras práticas da maioria das pessoas é ocupar esse tempo adicional dormindo mais, no entanto, após alguns dias esse solução pode tornar-se um problema.

A recomendação é manter uma rotina quanto a hora de ir dormir e de acordar, pois a rotina de sono é benéfica ao corpo. Além disso, dormir demais pode causar dores no corpo, fadiga e prejudicar diretamente as estratégias de como ser mais produtivo na quarentena.

3. Alimente-se corretamente

Uma boa alimentação é essencial para manter a imunidade, o que é fundamental em um momento de crise na saúde, mas também reflete-se no bem-estar e disposição das pessoas.

Dessa forma, invista em uma alimentação mais saudável e balanceada, dando preferência para opções in natura como legumes, verduras, vegetais e frutas.

4. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos em casa ajudam na produtividade, pois vão te deixar com mais disposição durante o dia, além de ajudarem a controlar a sensação de ansiedade desencadeada pelas intensas mudanças na rotina e sociedade.

Reserve um período do dia para realizar as suas atividades dentro de casa mesmo. Alguns aplicativos e vídeos podem te ajudar a selecionar séries de exercícios de acordo com sua rotina.

5. Tenha um espaço adequado para trabalhar

Aqui uma dica de como ser mais produtivo especialmente para quem está fazendo home office. Para quem já trabalhava de casa anteriormente pode ser mais fácil manter a rotina de produção, mas para quem está começando agora, essa opção é valiosa.

Um lugar adequado para trabalhar em casa inclui um espaço bem iluminado, com um ambiente reservado, cadeira e mesa para computador e boa circulação de ar.

Ainda que a tentação seja grande, evite ao máximo trabalhar na cama ou sofá, em frente à TV ou em um ambiente desorganizado, pois tudo isso afetará negativamente sua produtividade.

6. Tenha momentos de lazer

Mesmo em casa é possível definir algumas atividades de lazer que ajudam a preencher o tempo, promover satisfação e enfrentar melhor a nova situação.

Existem diversas opções de lazer em casa, como ler um livro, assistir um filme ou série, tocar um instrumento musical, desenhar e outras. Além disso, são várias as iniciativas de artistas no momento para fazer encenações e apresentações pela internet.

Como ser produtivo na quarentena

7. Busque novos hobbies

Sabemos que o momento de ansiedade e incertezas dificulta a realização de tarefas prazerosas, mas nesse cenário elas são ainda mais importantes para você manter a produtividade que vai depender do seu bem-estar físico e mental.

Pensando nisso, os hobbies são atividades importantes, seja um novo ou não. Por exemplo, você pode dedicar-se a aprender culinária, novos idiomas, desenho e também atividades que ajudam diretamente na saúde, como meditação e ioga.

8. Mantenha contato com as pessoas

Lembre-se sempre que o isolamento social deve ser físico e não emocional. Tentar dedicar-se 12 horas por dia ao trabalho para ser mais produtivo não é o caminho mais recomendado.

O ideal é ter hora para começar e terminar o trabalho ou atividades domésticas e dedicar um tempo diário para conversar com quem você gosta pelas redes sociais, seus amigos e familiares, afinal, é no afastamento que vemos o quanto à união é importante.

9. Reduza práticas prejudiciais à saúde

Muitas pessoas lidam com a quarentena e o isolamento social recorrendo a práticas não saudáveis, como aumento do consumo de bebida alcoólica e tabaco.

Em ambos os casos, recorrer a esses comportamentos depreciativos pode aumentar a ansiedade, além de deixar o sistema imunológico mais frágil, o que não é o desejo de ninguém.

10. Defina períodos para informar-se

Entre as dicas de como ser mais produtivo em casa em meio à pandemia uma importante é quanto ao seu nível de informação.

É fundamental manter-se bem informado sobre a situação, incluindo acompanhando às recomendações oficiais de combate ao coronavírus, no entanto, é preciso estabelecer um nível saudável.

Não é difícil nesse cenário querer acompanhar minuto a minuto as novidades, mas a recomendação é reservar entre dois e três períodos ao dia para informar-se, como pela manhã e a noite.

11. Valorize os períodos ociosos

Independente se você está fazendo home office ou não é provável que se depare cada vez mais com períodos ociosos durante a quarentena. Eles não podem ser evitados, afinal, é difícil preencher 16 horas por dia em casa.

Para lidar com isso e manter a produtividade a dica é transformar os períodos ociosos em aliados. Não se cobre tanto para preencher 100% do seu tempo e use o período ocioso para não fazer nada, jogar, fazer planos futuros ou não pensar em nada mesmo.

Assim, as dicas de como ser mais produtivo na quarentena envolvem principalmente estabelecer uma rotina de atividades e também manter a calma e serenidade quando estiver com o tempo ocioso.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).