11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como fazer uma boa skincare: passo a passo

Veja como incluir o skincare no seu dia a dia

Saiba como adotar uma boa rotina de cuidados para manter sua pele sempre bonita e saudável

 

Uma tendência que surgiu nos últimos anos, os cuidados com a pele e as dicas de skincare se tornaram um assunto frequente entre homens e mulheres que desejam cuidar melhor de sua pele, mais especificamente do seu rosto. 

Definida como um conjunto de cuidados que tem como principal objetivo melhorar a qualidade e aparência da sua pele, engana-se quem pensa que skincare é apenas lavar o rosto com sabonete específico e usar filtro solar. 

Uma boa rotina de skincare deve incluir uma série de etapas a fim de potencializar seus efeitos e garantir bons resultados. 

Pensando nisso, reunimos um passo a passo de cuidados com a pele para ajudar a incorporá-los no seu dia a dia. Confira!

Como montar uma rotina para o dia a dia? 

Primeiramente, é necessário entender que uma boa rotina de skincare é composta por diferentes etapas. Podemos dividi-las em: cuidados diários, cuidados semanais e cuidados mensais.

Cuidados diários

Esses são os cuidados que deverão ser realizados diariamente, ao menos duas vezes ao dia para garantir que a sua pele fique sempre bonita e viçosa, além de ser fundamental para tratar problemas na derme como a acne. 

Limpeza

Uma das principais etapas na busca pela pele perfeita, a limpeza é fundamental para desobstruir os poros e preparar o rosto para as próximas etapas.

O ideal, é utilizar sabonetes ou géis de limpeza próprios para o seu tipo de pele. No mercado, há diversas opções: para pele normal, mista, seca, oleosa, acneica, dentre outros. 

Se você ainda não sabe o seu tipo de pele, o ideal é consultar um médico dermatologista para que ele possa identificar e indicar os produtos mais adequados para o seu caso. 

Como trazer o skincare para sua rotina

Hidratação

Após a limpeza, deve-se apostar em uma boa hidratação, utilizando os produtos também de acordo com o seu tipo de pele, inclusive – e principalmente – se ela for oleosa. 

O ideal é hidratar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã após a limpeza e a noite, após remover a maquiagem e realizar a higienização correta da face.

Proteção

Usar o protetor solar facial diariamente é fundamental para evitar queimaduras, manchas na pele e inclusive combater o envelhecimento solar. 

Portanto, a dica é escolher o produto mais adequado para o seu rosto e investir numa boa camada de proteção ao menos duas vezes ao longo do dia, preferencialmente depois de usar o hidratante.

Cuidados semanais

 

Esfoliação

Realizar a esfoliação ao menos uma vez por semana ajuda a promover a renovação celular, desobstruir os poros e realizar uma limpeza mais profunda na pele. 

Cuidados mensais

 

Limpeza de pele profissional

Uma vez por mês, ou a cada quinze dias (dependendo do seu tipo de pele) deve ser realizada uma limpeza de pele profissional. Essa etapa é importante não só para realizar uma higienização mais profunda, mas também para potencializar os cuidados diários. 

Aposte nos procedimentos estéticos

Os tratamentos estéticos também podem ser bons aliados da sua rotina de cuidados com a pele. Peelings faciais, microagulhamentos e até mesmo o botox ajudam a melhorar a aparência da sua pele combater questões como o envelhecimento facial. 

Seguindo essas dicas de skincare você garante uma aparência mais jovial, além de uma pele mais saudável e bonita!

Agende agora a sua consulta!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).