Escolha o hospital adequado para uma cirurgia plástica

Pensando em fazer uma cirurgia plástica? Veja como encontrar o hospital ideal.

A cirurgia plástica nunca foi tão procurada por homens e mulheres das mais variadas idades. Todo mundo, em algum momento da vida, já considerou fazer uma cirurgia plástica. Afinal de contas, quem não gostaria de corrigir partes do corpo que deseja melhorar? A escolha de se submeter a uma cirurgia plástica estética precisa ser tomada de forma consciente e com todo o esclarecimento e suporte para que tudo se dê com muita segurança.

Porém, não é só sobre a cirurgia que o paciente deve pesquisar e refletir, mas também sobre o local onde irá passar pelos procedimentos cirúrgicos. Antes da estética, vem a saúde. Não adianta nada decidir fazer a cirurgia e escolher o primeiro médico que surgir. O ideal é sempre fazer uma pesquisa detalhada e tomar alguns cuidados na fase de seleção. Veja abaixo algumas dicas valiosas.

Busque referências

A primeira dica é sempre buscar por referências antes de tomar a decisão final. Peça alguma indicação do profissional a parentes e amigos ou entre em comunidades nas redes sociais ou páginas que falem sobre o assunto e tenham relatos de quem já fez a cirurgia. Os resultados são, de fato, muito importantes. Porém, é preciso lembrar que cada paciente é único. Por isso, uma relação saudável entre médico e paciente é fundamental para o sucesso da cirurgia.

Complicações podem ocorrer em qualquer cirurgia e isso não quer dizer que o médico seja incompetente. Porém, quando ele não acompanha seus pacientes, já podemos imaginar a forma como atua.  A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica também possui um site e até um aplicativo onde todos os seus membros estão listados.
www.cirurgiaplastica.org.br

Cuidado com preços muito baixos

No Brasil, muitas cirurgias plásticas são feitas de forma ilegal e em locais com pouca ou quase nenhuma infraestrutura para realizar tais procedimentos, além dos profissionais não serem realmente capacitados para atuar na área. Muitas mulheres que desejam ter o corpo ideal vão atrás de promoções e se submetem a cirurgias sem nenhuma garantia ou segurança.

Desconfie sempre de preços muito baixos. Uma cirurgia de qualidade que ofereça segurança e todos os recursos para sua realização tem um custo médio de 5 a 15 mil reais, a depender da cirurgia, experiência do profissional e da equipe, além do valor do hospital. Preços milagrosos podem significar negligência de segurança e qualidade.

Infraestrutura do hospital

Você vai passar por uma cirurgia agressiva e que requer muitos recursos. O ideal é que você marque sua consulta com o médico e se informe sobre a infraestrutura do hospital onde será operada. Se puder fazer uma visita, é melhor ainda. É importante saber se o local possui todos os recursos para realizar a operação e a higiene necessária para sua acomodação.

Você pode, inclusive, pedir por referências, visitar antes o hospital ou ir atrás de quem já tenha sido tratado ou feito essa mesma cirurgia no hospital para pedir por um feedback pessoal e informar-se sobre possíveis riscos. A qualidade dos hospitais é importante para o sucesso da operação. Fuja de cirurgiões que optam por propor preços mais baixos e realizar a cirurgia em locais com pouca infraestrutura.

Perfil do profissional

Antes de mais nada, dê preferência para profissionais que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma vez que esses profissionais possuem formação mínima e a experiência necessária para atuar como cirurgião no país.
A entidade possui um site com todos os seus membros e agora também um aplicativo.

Membros aspirantes em treinamento não possuem ainda o título, porque ainda são residentes. Aspirantes a membro ainda não passaram na prova de título. Membros associados já passaram na prova de título da SBCP e estão habilitados a trabalhar como cirurgiões plásticos.

Membros titulares são membros associados que após 2 anos de inclusão na sociedade apresentam um trabalho e têm o direito de votar dentro da SBCP. No caso de dúvida procure seu cirurgião por lá

No dia da consulta, observe como o profissional se comporta e como ele reage a suas dúvidas e questionamentos. Se você teve uma empatia pelo cirurgião e se ele lhe transmitiu paz e confiança, você pode estar no caminho certo. Um bom profissional é aquele que escuta seus pacientes sem pressa e explica os procedimentos cirúrgicos, caso a cirurgia plástica seja necessária. Desconfie de médicos que prometem resultados irreais ou muito distantes da sua realidade.

Conheça mais em: Cirurgia Plástica

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp