11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como dar mais volume para seu cabelo

Veja 6 dicas de como deixar suas madeixas mais volumosas.

Hoje em dia, um cabelo volumoso diz tudo. Quem tem cabelos volumosos sabe o quanto são eficazes em penteados mais robustos e no próprio movimento, que ganha mais sensualidade e vida. Fios sem volumes, por outro lado, são a reclamação de muitas mulheres, principalmente aquelas com cabelo fino. Em geral, os fios mais finos tendem a ficar mais escorridos e sem forma, o que pode ser um grande transtorno para criar penteados mais elaborados. Além disso, de acordo com os especialistas da área, cabelos mais finos tendem a ser mais oleosos, uma vez que o couro cabeludo fica exposto ao sol e à poluição externa. Mas, o que fazer para ter cabelos mais volumosos e cheios de vida? Veja as 6 dicas que separamos abaixo.

1. Evite banhos quentes

A água quente retira a oleosidade dos fios, mas também acaba retirando todas as células protetoras do couro cabeludo, além de estimular o aumento de sebo. Isso acontece porque quando o couro cabeludo percebe que ficou muito ressecado, suas glândulas começam a produzir uma maior quantidade de sebo para tentar proteger-se. Portanto, nunca tome banhos quentes. O banho não precisa ser gelado, mas a temperatura deve ser a mais natural possível para não comprometer a saúde dos fios e da própria raiz.

2. Comece a usar xampu neutro

Como já sabemos que cabelos finos tendem a ser mais oleosos, o ideal é fazer sua lavagem em dias alternados e sempre com um xampu neutro ou adequado para seu tipo de cabelo, dispensando o uso do condicionador. Se seus fios embaraçam com facilidade, você pode usar condicionador, mas siga a mesma lógica: compre um produto que seja adequado para seu tipo de cabelo. O condicionador deve ser aplicado ao longo dos fios e não na raiz. Para ajudar com isso, você pode fazer uso de um pente ao aplicá-lo.

3. Adote o leave-in

O leave-in tem ajudado milhares de mulheres em todo o mundo e é um produto que não pode faltar na casa daquelas com cabelos mais finos e sem volume. Depois de tomar banho, retire a umidade do cabelo e faça a aplicação do leave-in (próprio para seu tipo de cabelo) partindo do comprimento dos fios até as pontas. O leave-in ajudará os fios a ganharem mais volume. Porém, não exagere no creme, pois isso pode deixar o cabelo com um aspecto sujo e pesado, dando o efeito totalmente contrário ao esperado.

4. Saiba usar o secador

Experimente secar os cabelos com a toalha, uma vez que o secador tende a tirar o volume. Se você não vive sem o secador, tire o excesso com a toalha e use o secador começando na raiz e terminando nas pontas. Outra dica é não deixar a temperatura do secador muito quente para não agredir os cabelos e acontecer a mesma coisa que aconteceria com a água quente do banho. Experimente colocá-lo perto de sua pele e veja se você suporta o calor. Se for confortável em sua pele, pode então usar no cabelo.

5. Use finalizadores

Os finalizadores com fixação forte devem ser evitados porque deixam o cabelo pesado e sem volume. O ideal é terminar de secar e fazer uso de uma pomada em pó se quiser fixar o penteado. Outro produto que ajuda com isso são os sprays fixadores, que irão ajudar a deixar o cabelo mais armado. Para maximizar os resultados, ao aplicar o produto, você pode secar os fios com a cabeça para baixo. A dica é não abusar de nenhum tipo de produto, pois lembre-se que seu cabelo é fino e se houver exageros ele ficará pesado.

6. Manutenção dos cabelos

Quem tem cabelos mais finos precisa tomar cuidado com o uso de escovas. O tipo de escova ideal é aquela com cerdas naturais. Quanto aos pentes, prefira os de madeira, que ajudam a separar as mechas maiores, contribuindo para a preservação do volume. Ao usar o secador, se você precisar usar a escova, use-a sem tracionar muito os fios e, na hora de cortar o cabelo, não deixe-o muito longo, porque isso aumenta o peso naturalmente e compromete o volume dos fios. O corte na altura dos ombros já é o suficiente. Para potencializar os resultados, opte por cortes repicados em vez de desfiados.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).