11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como cuidar da pele no outono?

Dicas para manter os cuidados com a pele no outono

Cuidados com a pele variam de acordo com a estação e clima mais seco do outono demanda investimento adicional em hidratação. Confira dicas aqui! 

O outono é uma estação na qual a umidade do ar é menor e as temperaturas mais amenas favorecem o ressecamento da pele, demandando cuidados com a pele para que ela não sofra com a mudança do clima.

Apesar dessa tendência, a menor exposição ao sol torna a estação um bom período para recuperar a pele após os excessos do verão. A seguir veja dicas de como manter os bons hábitos de cuidados com a pele no outono

6 cuidados com a pele no outono

Os cuidados com a pele no outono variam durante o ano para atender as especificidades da estação, no entanto, as boas práticas da rotina de skincare são as mesmas. Confira a seguir!

1. Limpeza da pele

A limpeza da pele continua sendo um cuidado importante no outono, no entanto, deve-se tomar cuidado para não limpar em excesso, removendo os óleos naturais que contribuem para a hidratação.

Dessa forma, recomenda-se lavar o rosto duas vezes por dia usando um sabonete facial apropriado ao tipo de pele, como mais oleosa, seca ou mista. Além disso, no banho, deve-se manter uma temperatura morna, pois a água muito quente favorece o ressecamento. 

2. Hidratação

Com a redução da umidade do ar, a pele do rosto e do corpo fica mais ressecada, o que torna a hidratação ainda mais importante.

Nesse caso, indica-se que no corpo alterne-se entre o uso de hidratante corporal e óleos de banho que ajudam na retenção da umidade da pele. No rosto, o hidratante facial pode ser usado após a limpeza de manhã e à noite.

3. Protetor solar

Importância do protetor solar nos cuidados com a pele

 

O protetor solar é indispensável em todas as estações do ano, inclusive entre os cuidados com a pele no outono. Deve-se usá-lo de manhã, após a limpeza e hidratação, e aplicá-lo novamente a cada três horas, mesmo permanecendo em ambientes internos.

O protetor solar garante a proteção contra a radiação do sol e pode ajudar a amenizar marcas que se intensificam no verão, como manchas e sardas. 

4. Esfoliante

A esfoliação é uma importante parte da rotina de skincare, pois permite a remoção das células mortas para que haja a renovação celular e os produtos hidratantes tenham uma melhor absorção.

Para peles oleosas a rotina de esfoliação pode ser até duas vezes na semana e peles secas uma vez na semana. 

5. Hidratação dos lábios

No outono e inverno os lábios tendem a ficar mais ressecados e, sem os cuidados apropriados, podem até mesmo rachar e formar pequenos machucados.

Dessa forma, é importante investir em um produto de hidratação para os lábios, como manteiga de cacau, batons protetores ou pomadas específicas. Uma dica é usar antes de dormir, garantindo a hidratação durante a noite.

6. Tratamentos estéticos

Devido à menor incidência solar, o outono é uma boa estação para os cuidados com a pele por meio de tratamentos estéticos que demandam redução da exposição ao sol, como: 

  • peeling químico: indicado para amenização de manchas, cicatrizes, acnes, rugas e flacidez;
  • laser de CO2: recomendado para rejuvenescimento facial e amenização da flacidez e rugas.

A definição do tratamento estético mais apropriado deve ser feita por um especialista após avaliar as especificidades do caso.

Os cuidados com a pele no outono ajudam na amenização dos sinais indesejados, mas principalmente em uma pele mais hidratada e saudável.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).