11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Coisas para deixar em 2020

5 dicas para se manter em forma neste ano

Descubra como escolher as coisas para deixar em 2020 e iniciar um novo ciclo

Este ano foi complicado e inesperado para todos. Quando pensamos na lista de coisas para deixar em 2020, é certo que inúmeros itens seriam colocados, não é mesmo? Faz parte de todo encerramento de ciclo fazer planos, imaginar os possíveis cenários futuros e reavaliar nossas atitudes, sentimentos e projetos. Da mesma maneira que precisamos organizar as nossas ações futuras, precisamos listar e identificar o que deixar para trás.

Fazer o exercício de repensar como nos comportamos durante um ano é algo que deve ser considerado para se tornar um hábito para o resto da vida. Com isso, as chances de evolução e melhoramento do cotidiano são ainda maiores e mais prováveis de dar certo. Aceitar críticas, conversar com pessoas próximas para receber feedbacks e conseguir absorver essas informações é essencial para nos tornarmos pessoas melhores e administrarmos nosso futuro.

Como identificar coisas para deixar em 2020

Uma boa dica para conseguir identificar as coisas para deixar em 2020 é a de não só pensar consigo mesmo como, também, trocar percepções com familiares e amigos. É comum, muitas vezes, que não consigamos perceber características nossas que possam ser negativas. Faça duas listas, uma com itens relacionados a sua personalidade e outra com itens mais palpáveis de hábitos que foram prejudiciais.

A autocrítica é importante para iniciar um novo ciclo renovando objetivos e costumes, além de um planejamento mais definido de ações futuras. Pense na sua alimentação, rotina diária, qualidade do sono, incluir exercício físico e avaliar a saúde mental. Procure entender onde estavam seus erros e como você os corrigiria, faça uma lista clara de objetivos que dependam só do seu próprio esforço para mudar, ok? Evite itens que possam causar frustrações.

As perguntas certas

Para chegarmos nas respostas que queremos, precisamos pensar nas perguntas certas. Cada um tem sua própria lista de coisas para deixar em 2020. Qual é o problema que mais te tira o sono? Qual detalhe na sua casa você não aguenta mais? Existe algum projeto que não faz mais sentido nos seus planos? Como você poderia aumentar sua produtividade no trabalho? Que hábito ruim você quer deixar em 2020? O que você considera ser seu maior problema atualmente?

Deixe suas frustrações deste ano ficarem para trás na virada. Perceba 2021 como um novo ciclo que precisa de novas energias, percepções e vibrações. Este exercício de criar uma lista de coisas para deixar em 2020 te ajuda a visualizar melhor o que precisa ser mudado e como você vai chegar no seu objetivo. Deixe tudo que você julgar necessário para que o próximo ano te aproxime do que você quer para o seu futuro. Quanto mais cedo você começa as mudanças, mais rápido você vê os resultados e frutos do que planejou.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).