11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Coentro: dá aquele aroma especial na cozinha e possui muitos nutrientes

Conheça os principais benefícios dessa antiga especiaria.

O coentro faz parte da família da cenoura, junto com outras plantas nacionalmente conhecidas, tais como salsa, cominho, aipo e a própria cenoura. Ao contrário do que muita gente pensa, o coentro não é originalmente brasileiro, apesar de ser usado em todo o país. Na verdade, o coentro é oriundo do Oriente Médio e já era muito usado pelos egípcios, não como especiaria, mas como remédio para curar enfermidades digestivas ou aliviar dores nas articulações. No Brasil era, inicialmente, mais utilizado na culinária nordestina e região norte, mas já se espalhou pelo Brasil e é apreciado diariamente por milhões de brasileiros. Essa erva pode ser plantada em vasos ou jardineiras e a colheita geralmente é feita após 45 dias da plantação das sementes. Ele foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos e é uma erva muito utilizada como especiaria, contando com inúmeras propriedades benéficas para nossa saúde. Seja através de suas folhas ou sementes, o aroma peculiar e delicioso do coentro dá um sabor todo especial para qualquer prato e – além de não engordar – traz uma série de benefícios para nosso corpo.

Veja abaixo os principais benefícios do coentro:

Fonte de minerais e vitaminas
O coentro é rico em minerais e vitaminas essenciais para a manutenção de nosso organismo. É rico em ferro, magnésio e vitaminas A, B e C, o que o torna eficaz no controle dos níveis de hemoglobina, no bom funcionamento de nosso sistema nervoso e no fortalecimento dos ossos.

Fonte de antioxidantes
O coentro é rico em antioxidantes, que são moléculas que limitam a oxidação de outras moléculas em nosso corpo, ajudando na prevenção de riscos associados ao coração. Os antioxidantes também são considerados úteis para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças neurológicas, tais como as doenças de Alzheimer e Parkinson.

Ótimo para a pele
O coentro alivia as condições dermatológicas. Quando é misturado com o açafrão em pasta ou em pó, o coentro serve para diminuir acnes e proporcionar proteção contra uma série de infecções fúngicas, secura e eczema. Pesquisas recentes também tem mostrado que as folhas do coentro apresentam propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, que melhoram o aspecto da pele e ajudam a combater a conjuntivite.

Obesos e diabéticos
Estudos recentes revelam que o coentro mostrou-se eficaz na dieta de pessoas obesas ou portadoras de diabetes. O consumo de coentro ajuda na redução das gorduras, o que é ótimo para quem quer perder peso. Se consumido cru e fresco, o coentro reduz o nível de glicose no sangue de forma considerável. Suas folhas também diminuem os sintomas de doenças respiratórias como asma e bronquite.

Melhora a digestão
As folhas do coentro melhoram a digestão e evitam a flatulência quando consumidas na água quente – com sopas, por exemplo. Elas são benéficas porque atuam no estômago, ajudando na secreção apropriada de sucos digestivos e, com isso, auxiliando na prevenção da anorexia. É também fonte de fibras, que são famosas por serem eficientes no tratamento de vários problemas gastrointestinais.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).