Como clarear as axilas

O suor é uma das principais causas do escurecimento das axilas. Como é sabido, o suor é uma forma que o organismo tem de eliminar as toxinas, pelo que não é muito conveniente utilizar produtos que cortem completamente a transpiração.

É preferível consumir alguns produtos que controlam de forma natural o excesso de suor, como é o caso do chá verde ou da semente de abacate. As infusões de sálvia também são muito úteis e podem não ser apenas bebíveis como também aplicadas de forma externa.
As axilas podem ser clareadas através de água de argila vermelha, através de uma lavagem rigoroso.

As axilas podem também ser clareadas através do uso de esporos de licopódio ou enxofre vegetal. Os esporos são bastante úteis pois vão absorver o suor ao mesmo tempo que controlam a difusão das bactérias responsáveis pelo mau cheiro. Devem ser aplicados em dois períodos: de manhã e à noite, nas zonas em que a transpiração é mais abundante.
Por diversas vezes é complicado remover células mortas que se acumulam na parte exterior da pele. Uma das formas de se resolver o problema é, sempre antes da depilação, realizar uma esfoliação com bicarbonato de sódio. Após essa esfoliação, o bicarbonato deve ser removido com água e creme hidratante.

Os produtos com álcool, ou os perfumes fortes, são muito nocivos para as axilas. Devem ser usados produtos naturais e ecológicos. Os desodorizantes de pedra de alúmen, por exemplo, são uma boa opção para que as axilas não se deteriorem.
Não utilize lâmina de barbear, pois ela pode contribuir bastante para o escurecimento das axilas. A cera é a melhor solução. Depois da depilação é aconselhável o uso de creme ou de gel que amenize as irritações como gel de babosa ou então creme à base de calêndula.

O limão é um excelente fruto para eliminar células mortas e regiões escurecidas. Pode também funcionar como desodorizante. Uma das formas mais interessantes de o usar é esfregando diretamente nas axilas. Se a depilação tiver sido feita há pouco tempo pode causar ardência e escurecimento. Tenha cuidado.

O sumo de batata também tem propriedade branqueadoras. A aplicação nas axilas é recomendada, com resultados comprovados. Outro bom branqueador das axilas é a água oxigenada.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).