Abdominoplastia: Quer uma barriga lisinha? Comece a planejar a sua cirurgia

abdominoplastia

A cirurgia plástica de abdômen, a abdominoplastia, pode ser o caminho para conquistar a barriga com que você sempre sonhou. Saiba o que você deve considerar antes de fazer o procedimento.

Seu sonho sempre foi ter uma barriga lisinha, com os músculos abdominais tonificados e sem nenhum tipo de flacidez? Saiba que você não está sozinha. Pois este é o desejo de muitas pacientes que buscam os consultórios de cirurgia plástica.

Fatores como gravidez, envelhecimento e mudanças bruscas de peso podem resultar em um perfil abdominal protuberante e pouco estético. Que muitas vezes não pode ser resolvido com exercícios e dieta, gerando muita insatisfação no paciente.

Esses costumam ser casos que podem ser tratados com a abdominoplastia. Cirurgia que visa remover o excesso de gordura e pele local e melhorar a disposição dos músculos, deixando a região abdominal mais lisa e tonificada.

Escolha um cirurgião plástico de confiança

O primeiro passo para uma cirurgia plástica bem-sucedida é a escolha do profissional. Jamais abra mão de optar por um médico especialista em cirurgia plástica. Pois somente ele está habilitado a fazer esse tipo de procedimento.

Para ter certeza de que o profissional escolhido realmente está capacitado a fazer uma abdominoplastia, verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pesquise sobre o currículo do médico, verificando as suas habilitações, e também investigue a credibilidade da clínica em que ele atende. Fazer uma cirurgia por impulso com o primeiro médico que você encontrar, sem se certificar de suas competências, pode ter resultados desastrosos.

Além disso, é fundamental que haja uma empatia entre o cirurgião e o paciente. Para que ele se sinta seguro para realizar o procedimento com o profissional escolhido.

clínica de cirurgia plástica

Pergunte sobre os resultados reais que você pode obter após a abdominoplastia

Para evitar frustrações, você deve ter bem claras quais expectativas poderá ter em relação ao resultado da sua cirurgia. Para isso, não hesite em perguntar ao seu médico como sua barriga deverá ficar depois da abdominoplastia.

O cirurgião plástico deverá explicar à paciente o grau de melhora que ela poderá obter. Sempre frisando que o resultado final depende das características de cada pessoa, incluindo peso e nível de flacidez da pele.

cirurgia abdominoplastia

Tipo de anestesia e local da cirurgia

A abdominoplastia é feita com anestesia peridural ou raqui ou anestesia geral, por isso só deve ser realizada em hospitais. As clínicas e os consultórios não oferecem todos os equipamentos necessários em caso de emergência, além de não contarem com os mesmos padrões de assepsia que os hospitais.

A cirurgia dura em torno de 2 a 3 horas. Não se esqueça de perguntar ao seu médico se você precisará de internação prévia e em quanto tempo você deverá receber alta (em geral, será em 24 horas).

Recuperação

Em um processo de recuperação normal, a abdominoplastia não deve causar dor intensa, mas pode haver um desconforto local, principalmente nos três primeiros dias depois da cirurgia.

Nesse período, costuma ser utilizado um dreno para evitar o acúmulo excessivo de líquidos e que em geral é retirado quando a paciente começa a fazer drenagem linfática. Será necessário utilizar a cinta por 30 dias, que poderá ser retirada apenas durante o banho.

É aconselhado estar preparada para ter pelo menos 15 dias de repouso, sem fazer esforço físico e sem carregar peso antes de 30 dias. A paciente deverá seguir uma alimentação normal, de preferência com muitas fibras para normalizar a função intestinal.

recuperação cirurgia de abdômen

A abdominoplastia não é indicada em alguns casos

Existem alguns casos em que a abdominoplastia é desaconselhada, pelo menos momentaneamente. Um desses casos é o de mulheres que ainda estejam planejando engravidar. Pois uma gestação pode pôr o resultado da cirurgia a perder.

Embora uma mulher que tenha feito uma abdominoplastia possa engravidar depois da cirurgia. Esse tipo de plástica é mais indicada depois do parto, preferencialmente quando a mulher não planeja ter outros filhos. Isso acontece porque, durante a gravidez, ocorre uma grande distensão da pele da barriga, que pode causar flacidez e estrias. Um ganho de peso excessivo durante a gestação também pode prejudicar o resultado.

Além disso, no caso de o parto ser realizado por cesárea, a cicatriz poderá ser causa de insatisfação da mulher em relação a seu abdômen. Caso a mulher deseje engravidar depois da cirurgia. Recomenda-se que ela espere pelo menos 1 ano depois do procedimento e que controle o ganho de peso.

Outro caso em que a abdominoplastia é desaconselhada é para pacientes que estejam acima do peso. Principalmente porque o objetivo dessa cirurgia não é emagrecer, e sim reduzir o volume da região e criar um novo perfil abdominal.

Como todas as cirurgias, a abdominoplastia também é aconselhada para pacientes preferencialmente não fumantes, com cicatrização normal e com expectativas reais sobre os resultados da plástica.

Cuidados antes da cirurgia

A paciente deverá informar ao médico se, até dois dias antes da cirurgia, ela estiver com algum mal-estar ou com alguma doença, como gripe. Fazer uma cirurgia plástica nesses casos é um risco desnecessário para a saúde e até a vida da paciente.

É necessário evitar bebidas alcóolicas e refeições pesadas no dia anterior à cirurgia, respeitando também o jejum de 8 horas antes da operação. Além disso, recomenda-se evitar medicamentos para emagrecer por pelo menos 10 dias antes da cirurgia.

Resultado final da abdominoplastia

É preciso estar claro para a paciente que ela não vai sair do hospital com o resultado final da cirurgia, que deve levar de 12 a 18 meses para se estabelecer. Nos primeiros meses, é normal que o abdômen fique inchado, e também com algumas marcas arroxeadas nos primeiros dias.

Além disso, a cicatriz deverá ficar mais aparente um mês depois da cirurgia, tornando-se avermelhada e espessa. Com o passar dos meses, ela ficará marrom e, depois, começará a clarear do 12º ao 18º mês.

abdominoplastia

Você também pode gostar de: Perder gordura localizada: quando é necessário recorrer às cirurgias?

Saiba mais sobre o procedimento em: Cirurgia Plástica de Abdômen

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. VANESSA disse:

    Dra.Luciana quanto custa a avaliação? Vc atende pelo convênio porto seguro itaú? O procedimento cirurgico de abdominoplastia e ou lipoescultura é feita em qual hospital? Bjusss…

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Vanessa. Tudo bem?

      Para verificar valores da avaliação, por gentileza, entre em contato. Nossas secretárias terão o maior prazer em atendê-la. Aqui você encontra nossos contatos: http://goo.gl/3Dqr6G

      Infelizmente nenhum convênio cobre consultas, tratamentos, procedimentos e cirurgias plásticas com fins estéticos e por isto não somos conveniados a eles. Trabalhamos por reembolso e se o seu plano trabalhar desta forma, o paciente pode levar o recibo e tentar reembolsar com eles, ok? Mas, é importante confirmar antes com o seu convênio.

      Beijos!

  2. Nair disse:

    Olá!!
    Tenho 53 anos, é muito tarde pra fazer uma abdominoplastia ?

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Nair,
      Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.

  3. Marluce disse:

    Eu gostaria de saber o valor da abdominoplastia avista ou à prazo de quantas vezes

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Marluce,
      Para definir os valores é necessário que vocês passem por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para vocês. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.
      Em nosso site você encontra as formas de pagamento. Acesse: https://www.lucianapepino.com.br/infor…/formas-pagamentos/
      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/3Dqr6G

      Beijos!

  4. Gisele Carla de Souza Correa disse:

    Bom dia , gostaria de saber qual o valor do procedimento abdominoplastia? e se existe alguma cirurgia facial para minimizar efeitos da acne?

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Gisele,
      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.
      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/3Dqr6G
      Informo que não contamos mais com o atendimento da Dermatologista que fazia estes tratamentos aqui na clínica. Sugiro que procure um bom dermatologista, pois ele é o melhor profissional para te avaliar e indicar um tratamento correto.
      Infelizmente, no momento, não conheço nenhum para te indicar.
      Beijos

  5. Julia Diniz disse:

    quanto custa ? tenho 52 anos e peso 62 kg. qual riscos posso ter se posso fazer seios e lipo escultura junto ? e quanto fica tudo ?

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Julia,
      Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.

  6. Cláudia Góes da Silva disse:

    Interesse em redução de mama e barriga

  7. marcela disse:

    quanto custa uma cirurgia de abnoplastia

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Marcela! Tudo bem?
      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones e endereço: http://goo.gl/3Dqr6G

      Beijos!

  8. sheila disse:

    olá quanto custa em média lipo-abdominoplastia?

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Sheila! Tudo bem?
      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones e endereço: http://goo.gl/3Dqr6G

      Beijos!

  9. Glaucia martins disse:

    Olá gostaria de saber se pode fazer a abdominoplastia junto com a mamoplastia e se puder me falar em quanto fica essas cirurgias obrigada

  10. alvara menezes de oliveira disse:

    e quando temos queloide,o que fazemos,pode fazes?